Criador e criatura

O empresário australiano Craig Wright se identificou nesta segunda-feira como usuário do codinome Satoshi Nakamoto, criador da operadora da moeda digital bitcoin. O texto abaixo é reproduzido da Agência EFE:

“A confissão do empresário australiano Craig Wright a vários meios de comunicação, entre eles a “BBC”, aos quais apresentou provas técnicas de sua iniciativa, pôs fim a anos de especulações sobre a origem deste sistema de troca de dinheiro digital.

O bitcoin é um ativo digital administrado através de um sistema de pagamento próprio inventado por Wright sob o pseudônimo de Nakamoto, que divulgou a criação em 2008 e, em 2009, abriu o software ao público, que pode operar com a moeda sem intermediários.

Além da emissora pública do Reino Unido, o empresário, cujo nome começou a circular no final de 2015 em relação com a moeda virtual, confirmou sua identidade às revistas britânicas “The Economist” e “GQ”.

Durante a entrevista à “BBC”, Wright faz uma demonstração de sua autoria, assinando mensagens digitalmente com chaves encriptadas criadas durante o início do desenvolvimento do bitcoin.

Estas chaves, explicou a emissora, estão ligadas inextrincavelmente a blocos da moeda digital que se sabe pertenciam a Satoshi Nakamoto, o que demonstraria que são a mesma pessoa.

“Estes são os blocos utilizados para enviar 10 bitcoins a Hal Finney em janeiro (2009), a primeira transação com bitcoin”, explicou Wright durante a demonstração.

Hal Finney, acrescentou, é um dos engenheiros que o ajudou a transformar sua ideia no protocolo bitcoin.

“Eu era a parte principal, mas outras pessoas me ajudaram”, afirmou o empresário e especialista em informática, que adiantou que pensa divulgar os dados que permitirão ao público verificar criptograficamente que ele é Nakamoto.

Em outras declarações à “BBC”, também confirmou a identidade de Wright o economista Jon Matonis, fundador da Fundação Bitcoin.

“Durante as demonstrações em Londres, tive a oportunidade de revisar os dados pertinentes em três linhas diferentes: criptográfica, social e técnica”, explicou.

“É minha convicção que Craig Wright satisfaz essas três categorias”, assegurou.

Segundo a “BBC”, ao revelar sua identidade publicamente o especialista em informática australiano pretende acabar com as conjecturas e investigações que os veículos de imprensa constantemente realizam.

Em dezembro de 2015, as revistas “Wired” e “Gizmodo” o identificaram como possível criador do bitcoin, após receber documentos que o vinculavam ao projeto.

Após publicar essa informação, a Polícia australiana revistou sua casa e seus escritórios em Sydney, em uma operação que, segundo o escritório fiscal australiano, não tinha a ver com a moeda virtual, mas com outros assuntos de pagamento de impostos.

Sobre esta operação, Wright disse à “BBC” que está cooperando com as autoridades: “Meus advogados estão negociando com eles sobre quanto tenho que pagar”, afirmou.

Durante a entrevista, Wright assegurou também que “para ele dá no mesmo” o que as pessoas pensam sobre o fato de que ele tenha escondido por tanto tempo sua identidade e assegurou que não quer “nem fama nem dinheiro”, mas “continuar trabalhando”.

Wright explicou que teve que revelar sua identidade, embora não fosse sua intenção, para evitar que circulem mais “histórias fabricadas” que, segundo disse, estão ferindo as pessoas de que ele gosta.

“Não quero que nenhum deles se veja afetado por isto”, declarou.

“Não o fiz porque é o que queria. Não é minha escolha. Não quero ser o rosto público de nada”, disse Wright, evidenciando que se viu forçado a revelar sua identidade.