Disputa acirrada

A IE Business School, a Accenture e o Santander InnoVentures realizam amanhã, dia 5, no escritório da Microsoft em São Paulo, o Global FinTech Venture Day Brasil. O evento é uma oportunidade para startups de serviços financeiros apresentarem seus projetos para concorrer a investimento do InnoVentures, o fundo de private equity do Santander voltado a este setor.

Vejam a lista de participantes:

  • Adriano Bottas, Head of Financial Services Sector @ Microsoft Brazil
  • Juan José Güemes, Chairman @ IE Business School
  • Emilio Garcia de la Sierra, Head of Business Development @ Santander InnoVentures
  • Flaviano Faleiro, Leader de Digital Banking na America Latina @ Accenture
  • Ariel Muslera, Regional Advisor @ Latin American Venture Capital Association (LAVCA)
  • Sergio Furio, Founder & CEO @ Bankfacil Ben Gleason, Founder & CEO @ Guiabolso
  • Marcelo Lima, Partner @ Monashees Manoel Lemos, Partner @ Redpoint eventures
  • Manuel Silva, Partner @ Santander InnoVentures
  • Jimmy Lui – Technology Consulting Senior Manager at Accenture
  • Douglas Silva – Technology Strategy Senior Manager at Accenture
  • Luis Maldonado – Professor at IE Business School
  • Ariel Muslera – Regional Advisor at LAVCA
  • Emilio Garcia de la Sierra – Head of Business Development at Santander InnoVentures
  • Richard Chaves – DX Lead at Microsoft Brazil
  • Bruno Diniz – Brazil Chapter lead at Next Bank
  • Rodrigo Mendes – Fintech Expert at TCP Latam

Saiba mais sobre o Santander InnoVentures aqui

Em 16 de abril, o Venture Day foi realizado em Madri.

Quem ganhou foi a start up Pich, uma startup que se conecta com a infra-estrutura do setor bancário para fornecer as empresas e desenvolvedores com acesso a dados financeiros.

A competição é destinada a startups que fornecem soluções baseadas em tecnologia para o setor financeiro e o evento foi realizado no Rafael del Pino Foundation. Entre os participantes, Juan Pedro Moreno, presidente e CEO da Accenture Espanha, Portugal e Israel, Peter Jackson, vice-presidente executivo sênior e diretor de Inovação do Grupo Santander, e Juan José Güemes, presidente do Centro Internacional para a Gestão Empresarial da IE Business School, que , juntamente com outros especialistas na área, trabalharam em conjunto para examinar os desafios enfrentados pelo setor de finanças neste ecossistema inovador.

Esta é a primeira vez que Fintech Dia Venture foi realizada na Espanha. A competição faz parte de uma série de provas ao redor do mundo, a primeira das quais teve lugar em Tel Aviv, em fevereiro.

As startups participantes oferecem soluções baseadas em tecnologia para meios de pagamento, financiamento alternativo, gestão de fortunas, e serviços que cobrem áreas que incluem investimento, dados e análise de risco, a experiência do cliente e digitalização dos serviços financeiros. Um painel de juízes formado por investidores e especialistas em gestão empresarial, serviços financeiros e de consultoria selecionaram a Pich como o projeto vencedor, o que significa que a inicialização receberá orientação das empresas patrocinadoras e terá a opção de acesso ao financiamento.

Além de Pich, os outros projetos concorrentes na competição eram Capital Ahora, uma plataforma de financiamento coletivo em que os investidores podem emprestar dinheiro para empresas solventes previamente analisados; Fogo PCI, uma empresa que fornece tecnologia de B2B e um protótipo para serviços baseados em nuvem que oferecem proteção para dados confidenciais, como dados pessoais ou cartões de crédito; Indexa Capital, que foi o primeiro administrador do sistema automatizado na Espanha para oferecer investimentos para que a automação traz um potencial de alta de lucro com menos comissões e custos mais baixos do que os oferecidos por outras entidades financeiras; e Wetech, uma empresa que colabora com os bancos para desenvolver wearables para pagamentos sujeitos a processos de Dynamic Data Authentication, utilizando diferentes formas, desenhos e materiais.

“O mundo da fintech na Espanha está crescendo rapidamente, e estamos nos movendo em sincronia. Acreditamos firmemente em colaboração entre as empresas emergentes e bancos. Já existem grandes operações, como Kabbage, trabalhando com o Santander para fornecer créditos para as PME no Reino Unido”, afirma Mariano Belinky, sócio-diretor da Santander InnoVentures.

Fernando Rufilanchas, diretor de Serviços Financeiros da Accenture, disse: “A colaboração com as fintechs pode transformar o que é atualmente uma ameaça ao sistema bancário tradicional em uma oportunidade de construir o banco do futuro juntos.”

Juan José Güemes, presidente do Centro Internacional para a Gestão Empresarial da IE Business School falou sobre como o ecossistema das fintechs está mudando as regras do jogo no setor financeiro. “Está modificando a maneira de fazer negócios com as ferramentas que nos permitem operar em qualquer momento de qualquer lugar do mundo. As startups que participaram do Fintech Venture Day Madrid hoje incorporam esta mudança de paradigma em um setor com grande potencial de crescimento “.