Santander escolhe mesfix

A fintech ganhadora da disputa promovida pela IE Business School e Santander InnoVentures hoje à tarde, na sede da Microsoft, em São Paulo, foi a colombiana mesfix. A startup vai receber um aporte do fundo do Santander voltado ao setor.  Criado em 2014, o fundo de US$ 100 milhões já investiu em sete companhias iniciantes.

Definida como uma empresa de “financiamentos inteligentes”, a mesfix existe desde 2014 e já conseguiu captar recursos de um grupo de investidores que emprestam dinheiro comprando duplicatas de pequenas e médias empresas – o foco da fintech. A mesfix diz que já tem 29 empresas beneficiadas e 19 investidores – e tem como meta chegar a 5 mil investidores e 15 mil PMEs.

Não ficou claro, mas este foco em PMEs, aliado ao fato de a empresa já ter algum track record para mostrar, podem ter sido os fatores decisivos que levaram o Santander a escolher a Mesfix, em meio a cinco candidatas que se apresentaram hoje, por cinco minutos cada uma, a uma plateia de empreendedores e investidores.

As outras concorrentes foram a Planejei (um app que ajuda o usuário a se organizar para juntar dinheiro e atingir um objetivo de consumo, como um carro novo, uma casa ou uma viagem); o LabsBank (uma plataforma que conecta bancos a desenvolvedores de aplicativos); a Mutual (um projeto que pretende intermediar empréstimos entre amigos e parentes, garantidos por apólices de seguros, e com o respaldo de uma empresa de cobrança); e a Venture Buff, um site online de serviços de rating de startups, para ajudar os investidores interessados a aplicar com menos riscos.

Segue a lista dos jurados da disputa:
• Jimmy Lui – Technology Consulting Senior Manager at Accenture
• Douglas Silva – Technology Strategy Senior Manager at Accenture
• Luis Maldonado – Professor at IE Business School
• Ariel Muslera – Regional Advisor at LAVCA
• Emilio Garcia de la Sierra – Head of Business Development at Santander InnoVentures
• Richard Chaves – DX Lead at Microsoft Brazil
• Bruno Diniz – Brazil Chapter lead at Next Bank
• Rodrigo Mendes – Fintech Expert at TCP Latam