Passaporte smart

 Você gostaria de poder apresentar seu passaporte, documento de identidade ou carteira de motorista no celular?  A HID Global está lançando uma plataforma de “identidade segura” que permite que quaisquer documentos oficiais possam ser carregados nos smartphones. Esta comodidade pode estar disponível por aqui em breve.

A empresa diz que está negociando com governos nacionais e agências responsáveis pela emissão de carteiras de motorista no Brasil sobre a possibilidade de implementação de pilotos do goID, que vão explorar a plataforma de acordo com as especificações de cada jurisdição, seus objetivo e requerimentos, eliminando a necessidade de que as pessoas fiquem em filas para renovar ou obter novas carteiras.

A HID Global informa que está negociando atualmente com grandes projetos em parceria com governos ao redor do mundo, como o Green Card norte-americano, a página de dados dos passaportes na Irlanda e a identidade nacional na Angola.

Segundo a HID, a plataforma autentica credencias móveis com altos níveis de proteção, privacidade e conveniência, além de tornar mais fácil e rápida a emissão de documentos por parte do governo.

 “A adoção de identidades móveis tem o potencial de simplificar a vida das pessoas, empoderando os cidadãos com mais aplicações, aumentando seu nível de confiança e alavancando o uso de outras identidades virtuais”, diz Rob Haslam, vice-presidente de Government ID (Identidades do Governo) da HID Global. Segundo ele, a fintech negocia

Uma pesquisa da consultoria de tecnologia Zogby Analytics entre usuários de smartphones de idades entre 18 e 34 anos revelou que 39% gostariam de apresentar sua identidade com um documento virtual do que mostrando uma carteira de motorista. Com identidades em seus celulares, os cidadãos também assumem o controle da informação que fica disponível nos mais variados cenários, como mostrar apenas a foto e idade de uma pessoa.