Open banking

Oferecer ao usuário uma experiência integrada, segura e de acordo com o que deseja consumir naquele momento. Esta é a proposta do Open Banking. Hoje, APIs permitem que startups, fintechs e empresas de tecnologia consumam serviços em plataformas de terceiros, como a Anywhere, da Cedro Technologies.

A plataforma oferece serviços de tecnologia, mobilidade, APIs e serviços financeiros ofertados pelas instituições financeiras plugadas a seu barramento open banking e de DMA (Direct Market Access).

Mas afinal, o que é Open Banking?

Open Banking é a criação de novos modelos de negócios digitais através de APIs (Application Programming Interface, ou em português, Interface de programação de aplicações) disponibilizadas por uma instituição financeira para que empresas e aplicativos terceiros possam prover serviços específicos integrados a uma determinada instituição.

Estas interfaces permitem que a instituição esteja conectada a diversos outros sistemas e aplicativos sem que o usuário perceba.

Um exemplo para entender o funcionamento destas interfaces, que não são um privilégio do mercado financeiro: quando você navega pelo guia de restaurantes da sua cidade e consegue visualizar o mapa do local ou quando acessa a Netflix pelo aplicativo da sua Smart TV, o que está por trás é uma API.

Mas, por que instituições financeiras abririam suas interfaces?

A experiência de conectividade do usuário é um caminho sem volta. Segundo uma pesquisa da Bridge Research para entender melhor a percepção que a geração Y tem sobre os bancos, o jovem brasileiro mantém uma relação de distanciamento e desconfiança do banco. “Não há diferenciação no posicionamento entre um e outro, nem um banco é feito para eles”, afirma Renato Trindade, presidente da Bridge Research e coordenador de Pesquisa.

De todas as gerações consultadas, a geração Y é a mais interessada em aprender mais sobre suas finanças e com maiores chances de procurar assessoria financeira. Se os bancos não se adaptarem, perderão seus clientes para as novas startups e serviços financeiros inovadores que conseguem oferecer o combo que todos nós, consumidores, procuramos: agilidade com menos custos e burocracia.