Boa inciativa - ou não?

O banco de investimentos KBW e a bolsa focada em empresas de tecnologia Nasdaq lançaram no mês passado o US Fintech (KFTX), com 49 fintechs. Entre elas, estão grandes e pequenas empresas com ações na bolsa. A maioria, no entanto, são grandes – o que já suscita críticas sobre a real representatividade do setor de fintechs no novo índice.

As integrantes são selecionadas com base em três critérios: 1) empresas estabelecidas que vendem tecnologia para serviços bancários (por exemplo Fiserv, Thomson Reuters, etc); empresas que são mais digitais do que físicas; e as que tem receitas baseadas em tarifas, e não em retorno sobre o capital.

Este terceiro filtro, esclarecem os sócios, permite a uma fintech típica como o The Lending Club ser incluído (uma vez que tem uma pequena empresa de gestão de ativos), mas pode desqualificar grandes empresas de empréstimos com ações na Bolsa (como a Sofi) .

As empresas incluídas no índice representam cerca de 1/5 do setor financeiro nos Estados Unidos e somam US$ 785 bilhões em capitalização total de mercado.

O índice será rebalanceado trimestralmente.

Atualmente, o índice inclui grandes companhias como Thomson Reuters, Fidelity, Fiserv, CME, ICE. Mas há mais de meia dúzia de pequenas empresas, (com v alor de mercado abaixo de US $ 2 bilhões), como Envestnet, BlackHawk Rede Tech, Evertec e BOFI Holding.

Os sócios começaram a criar e rastrear o Índice Fintech diariamente há mais de um ano. Tudo começou com duas dezenas de empresas com cobertura global. Uma versão atualizada e melhorada do Índice Fintech diário está em construção, e será monitorado em uma plataforma que pode hospedar um portfólio global, e oferecer ao mesmo tempo rastreamento dinâmico de alguns indicadores fundamentais que temos escolhido como críticos.

Para saber mais, clique aqui