Aceleradora de Santa Catarina busca fintechs para investir

Aceleradora de Santa Catarina busca fintechs para investir

A aceleradora catarinense Darwin Starter está com inscrições abertas para startups da área de fintech interessadas em participar de seu segundo ciclo de investimentos. O programa tem o apoio da Cetip, CNseg Par, Neoway e RTM, e abre oportunidades também para projetos atuantes nos segmentos de seguros, big data e TI/Telecom.

Criada em 2015 em Florianópolis/SC, a aceleradora contará nesta edição com quatro parceiros corporativos, entre eles a Cetip, maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina. Junto aos demais parceiros, a companhia vai investir financeiramente nos projetos selecionados, além de contribuir com mentorias, networking e experiência de mercado para acelerar o crescimento das startups participantes.

Além da Cetip, o programa também conta com o apoio da CNseg Par, Neoway e RTM, e abre oportunidades para projetos atuantes nos segmentos de seguros, big data e TI/Telecom.

As inscrições estarão abertas entre 18 de agosto a 18 de setembro e podem ser feitas pelo site. A expectativa é selecionar entre 10 e 15 empresas, de qualquer estado brasileiro, que já estejam obrigatoriamente formalizadas e ativas na pessoa jurídica. Os selecionados receberão investimento inicial de R$ 170 mil em troca de participação minoritária de 12%. Os negócios que apresentarem boa performance ao longo da aceleração de seis meses poderão receber mais aportes do grupo.

Os principais critérios que serão avaliados no processo de seleção serão o negócio (produto ou serviço) da startup, a qualificação e complementariedade da equipe da startup e o tamanho do mercado alvo, além da maturidade do projeto.

Junto ao aporte financeiro e acompanhamento dos parceiros corporativos, as empresas contarão com assessoria jurídica e contábil, acompanhamento psicológico dos empreendedores, ciclos de capacitação e ferramentas para apoiar o desenvolvimento da startup. Estes benefícios oferecidos por parceiros, utilizados em conjunto durante os seis meses de aceleração, podem alcançar R$ 500 mil em serviços.

Neste ciclo de aceleração o Darwin Starter dará prioridade a empresas que tenham tecnologias e inovações alinhadas com os segmentos de Seguros (Insurance), Big Data, Fintech, TI e Telecom, áreas de atuação dos parceiros corporativos do programa. “Este é justamente o grande diferencial da edição de 2016. Acreditamos que a participação ativa destas companhias, referências nacionais nos seus segmentos, permitirão uma aceleração ainda mais efetiva das startups participantes, sobretudo para acesso ao mercado e mentorias de especialistas e executivos”, destaca o coordenador do programa, Marcos Mueller.

Além disso a aceleradora, que já tem uma unidade no Sapiens Parque, ao Norte de Florianópolis, passa a operar também dentro do Centro de Inovação ACATE Primavera, um dos principais espaços do setor tecnológico da capital catarinense. Todas as empresas precisarão, necessariamente, participar presencialmente da aceleração, na Capital.

Lançado no ano passado pela Cventures, o Darwin Starter acelerou, com apoio do Sebrae-SC e de um grupo de investidores anjo, dez startups de diferentes segmentos de atuação, como plataformas e aplicativos para vendas diretas, inside sales, publicidade digital, fabricante de drones, gestão de estacionamentos, biotecnologia, entre outros. Após o programa, 40% das startups selecionadas receberam novos investimentos.

Cronograma de seleção e aceleração 2016
18/08 a 18/09: inscrições
22/09: divulgação da primeira seleção
26/09 a 06/10: entrevistas de seleção via Skype
07/10: divulgação da segunda seleção
15/10: Darwin Day (apresentação presencial das empresas selecionadas)
21/10: divulgação da lista final de startups a serem aceleradas
24/10 a 28/04/2017: processo de aceleração
04/05/17: Dia D (Demo Day), com a apresentação final das startups aceleradas

Queremos saber sua opinião:

EnglishPortugueseSpanish