Banco Central está "vigilante" em relação às fintechs, diz relatório

O Banco Central está vigilante em relação às fintechs. O último relatório de estabilidade financeira, publicado semestralmente pelo BC, trouxe um capítulo especial sobre o tema, intitulado Inovações Financeiras. Leia aqui.

O texto define as fintechs como empresas intensivas em tecnologia que prestam serviços financeiros, aplicando as mais recentes tecnologias na adaptação de produtos e de serviços oferecidos no mercado financeiro, no lançamento de novas soluções e na provisão de serviços de mitigação e de gerenciamento de riscos de compliance para as instituições reguladas.

O BC afirma quie reconhece a importância das iniciativas, mas que está vigilante e por isso estabeleceu, internamente, por meio da Portaria BCB nº 89.399, de 3 de junho de 2016, “um grupo de trabalho interdepartamental com o objetivo de elaborar estudos sobre inovações tecnológicas digitais relacionadas com as atividades no âmbito do SFN e do SPB e de avaliar potenciais impactos sobre o funcionamento desses sistemas.”