Vem aí os robôs que conversam e respondem dúvidas de clientes

A onda dos dispositivos móveis já está chegando à crista, embora ainda haja espaço para continuar surfando. Ao lado dela, e da internet das coisas e do blockchain, uma quarta tendência vem despontando de forma acelerada e em breve, estará ao alcance da ponta dos dedos de todos os consumidores, inclusive de serviços financeiros: o “chatbot”.

A opinião é do sócio da Cedro Technologies, Leonardo Reis. “Chatbot” mistura as palavras em inglês “chat” (conversa) e “robot” (robô) e vem sendo usada para definir o atendimento online em tempo real aos consumidores de produtos e serviços. O atendimento pode ser realizado por aplicativo de celular ou site na internet, 24 horas por dia. A vantagem para as empresas é reduzir custos com mão de obra, e para os consumidores, ter alguém para tirar dúvidas a qualquer hora – e sem precisar pesquisar nada.Em breve, diz Reis, até mesmo a digitação pode ser dispensada – bastará gravar a pergunta para obter a resposta, como hoje já acontece no WhatsApp.

A Cedro está no momento trabalhando com a Bolsa para inaugurar esse tipo de atendimento robotizado em breve, informa Reis. A tecnologia é baseada em inteligência artificial, ou “serviços congnitivos” – redes neurais que emulam o pensamento humano. Na BM&FBovespa, vai inicialmente ser utilizada para educação financeira. “Somos a primeira empresa habilitada no Brasil para implantação dessa tecnologia desenvolvida pela Microsoft”, diz.

Nascida de uma incubadora em Uberlândia há 11 anos, a Cedro é uma empresa de infraestrutura de tecnologia B2B (business to business). Com três sócios, 120 funcionários e 400 clientes – inclusive em outros países, da Polônia aos Estados Unidos – a Cedro cresce na esteira dos grandex clientes que atende. A maioria é do setor financeiro, como corretoras, bancos, meios de pagamento e mais recentemente, fintechs.