Fintechs podem virar bancos de "propósito especial"

O Escritório da Controladoria da Moeda (OCC) informou no final de novembro que vai analisar o pedido de empresas de tecnologia financeira (fintech) para se tornarem bancos nacionais de propósito especial.

Durante observações no Centro de Direito da Universidade de Georgetown, a Controladoria descreveu várias razões para considerar conceder carta-patente para fintechs. “Em primeiro lugar e acima de tudo, acreditamos que é de interesse público”, disse o Comissário Tom Curry. “É claro que as empresas de fintech têm um grande potencial para expandir a inclusão financeira, capacitar os consumidores e ajudar as famílias e as empresas a ter mais controle sobre suas questões financeiras”.

A Controladoria também explicou que considerar os pedidos das fintechs são avaliados para garantir que elas tenham uma chance razoável de sucesso, gerenciamento de risco apropriado, proteção efetiva ao consumidor e forte capital e liquidez.

Acompanhando sua decisão, a OCC publicou um documento discutindo as questões e condições que a agência considerará na concessão de propósitos especiais charters nacionais. O documento está disponível no site da agência em occ.gov e os comentários podem ser enviados até 15 de janeiro de 2017.