Fintechs

Guiabolso lança transferências entre bancos na hora

A plataforma especializada em finanças pessoais Guiabolso criou uma funcionalidade em seu aplicativo que permite transferências de bancos diferentes entre pessoas físicas de forma instantânea, numa antecipação ao PIX, o sistema coordenado pelo Banco Central que entrará em vigor em novembro.

Segundo o presidente do Guiabolso, Thiago Alvarez, a função permite que as pessoas usem as contas que elas já têm em seus bancos e poderão fazer tranferências de valores inclusive para pessoas que não são clientes da fintech.

Os limites por transação diária são os mesmos estipulados pelos bancos para seus correntistas. No momento, a função já vale para clientes de instituições como Banco do Brasil, Santander Brasil, Banco Inter, C6, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

Os custos das transações serão arcados pelo Guiabolso.

Transações a partir de contas de Itaú Unibanco e do Nubank passarão a integrar a funcionalidade nos próximos meses, disse Alvarez, acrescentando que a plataforma será integrada totalmente ao PIX quando este entrar em vigor.

O movimento ilustra como instituições do mercado bancário estão se antecipando para tentar conquistar ou manter clientes antes da implementação global do sistema. O PIX permitirá fazer transferências bancárias instantaneamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, numa plataforma unificada do BC, que vê no projeto um meio de ampliar a competição entre os bancos.

Fonte: Reuters