Fintechs

Santander compra controle da Toro Investimentos

O Santander anunciou hoje que comprou o controle da corretora online Toro Investimentos, cujas operações serão combinadas com as da Pi, plataforma de investimentos do banco. Pelo acordo, o Santander passará a deter 60% de participação no capital social da Toro.

A transação, sujeita à aprovação das autoridades, envolverá compra de ações, aumento de capital e aporte de ativos operacionais da Pi Investimentos e emprestará suas cores ao logotipo da nova empresa. O executivo Gabriel Kallas seguirá no cargo de presidente, e o atual presidente da Pi, José Clemenceau, assumirá a função de diretor de operações.

A Toro foi criada em 2010, em Belo Horizonte, e tem se beneficiado do crescente interesse dos brasileiros pela diversificação de investimentos, em especial em renda variável. Nos últimos cinco meses, a Toro saltou da 20ª para a 12ª posição na B3 em volume de negócios.

A Pi, por sua vez, foi lançada pelo Santander Brasil em março de 2019 como uma plataforma aberta de investimentos 100% digital, que oferece mais de 240 produtos de renda fixa. Ambas as empresas têm entre seus diferenciais a oferta de serviços predominantemente digitais.

“Percebemos que a Pi e a Toro são duas legítimas representantes da mais nova geração das plataformas de investimento. Ambas são catalizadoras da desintermediação e democratização de produtos antes reservados a clientes com mais recursos. Juntas, elas serão protagonistas deste novo momento do mercado brasileiro, quando cada vez mais investidores buscam alternativas aos produtos tradicionais de renda fixa, em busca de rentabilidade, praticidade e segurança”, afirma Alberto Monteiro, vice-presidente executivo de Wealth Management do Santander.

“A associação com uma instituição como o Santander nos dará condições de atingir novos segmentos de mercado e ganhar escala sem abrir mão de nossas premissas fundamentais, de garantir ao investidor liberdade para fazer suas escolhas, simplicidade para gerir seus recursos e conhecimento sobre o mercado, por meio de nossos serviços de informação e assessoria”, explica Gabriel Kallas, co-fundador e CEO da Toro Investimentos.

Fonte: Santander