Anbima e CVM lançam portal para ensinar como prevenir fraudes financeiras

A Anbima e a CVM lançaram nesta semana o site Se Liga na Fraude, canal que reúne informações e dicas para que o investidor consiga identificar e se proteger de golpes financeiros. No portal, são explicadas as características das principais fraudes aplicadas no mercado, são oferecidas dicas sobre como não ser mais uma vítima, a quem recorrer se cair em algum esquema e conteúdos interativos sobre o tema.

Para Ana Leoni, superintendente de educação e informações técnicas da Anbima, qualquer pessoa pode cair em uma fraude, seja ela um investidor experiente ou alguém que nunca investiu.

Nos últimos anos a CVM registrou aumento considerável no número de denúncias de fraudes. O cenário de baixa taxa de juros contribui para isso, pois os investidores tendem a buscar oportunidades mais rentáveis, ficando mais suscetíveis a ofertas que ‘vendem’ lucros fora da realidade.

“A informação é a primeira linha de defesa do investidor. A nova campanha não apenas complementa ações anteriores, como oferece oportunidade para que outras instituições e profissionais se juntem a esse esforço educacional visando a proteção dos investidores”, explica José Alexandre Vasco, superintendente de orientação e proteção ao investidor da CVM.