CIP e Clearsale lançam plataforma antifraude para o PIX

A CIP e a ClearSale, empresa de tecnologia especializada em mecanismos antifraude, desenvolveram uma plataforma exclusiva para o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, o PIX.

A solução antifraude tem como objetivo garantir a segurança e autenticidade dos dados e é direcionada para os bancos, instituições financeiras, instituições de pagamento, cooperativas e carteiras digitais que começarão a operar com o novo sistema.

“A ferramenta visa aumentar ainda mais segurança e confiabilidade nas transações,” explica Joaquim Kavakama, superintendente-geral da CIP.

“Utilizaremos nossa experiência e conhecimento no combate a fraudes nos meios digitais para garantir a conferência e autenticidade dos dados e transações, conferindo maior segurança ao novo sistema de pagamento, às instituições financeiras e à população. A plataforma conta com os componentes de segurança da ClearSale já testados com soluções antifraude no mercado”, destaca Bernardo Lustosa, CEO da ClearSale.

A solução realiza a conferência dos dados, garantindo sua autenticidade, tornando mais efetivas as ações contra fraudes e ameaças à segurança do sistema. As tentativas de fraudes podem ocorrer desde o cadastramento da chave, em QR Codes com URLs de fraudadores, substituindo os códigos e direcionando o pagamento para outro recebedor, bem como na tentativa de portabilidade da chave e em invasões dos dispositivos eletrônicos com o roubo das chaves.

Do ponto de vista financeiro, a plataforma também oferece isonomia de custos a todos os usuários, independentemente de seu tamanho, uma vez que a definição da tarifa é definida a partir da análise de volumetria total processada no mês (soma das consultas de todos os participantes no período).

Fonte: empresas