Visa anuncia novas soluções de segurança digital para combater fraudes no PIX

A Visa e a sua empresa Cybersource prepararam duas soluções de segurança digital para as transações que acontecerão via PIX, o novo sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central que começa a valer no próximo dia 16.

As soluções são voltadas para credenciadores, estabelecimentos comerciais e emissores/bancos/fintechs, possibilitando analisar as transações em tempo real para proteger os participantes do PIX contra fraudes, incluindo uma modalidade de golpe muito comum no Brasil, o roubo de identidade. 
Poderão ser usadas nas transações com PIX, no cadastro e na portabilidade das chaves. Também ajudarão na análise de score de risco, para que emissores decidam seguir ou não com a operação, em questão de milissegundos.

“Nossa solução leva uma camada adicional de segurança para as transações”, afirma Fernando Pantaleão, vice-presidente de Soluções e Vendas para o Comércio da Visa do Brasil.

Para emissores, a Visa traz neste momento uma solução de análise de riscos criada por especialistas globais em pagamentos instantâneos e já utilizada em diversos países. “Sabemos da importância da questão de segurança para toda a cadeia e temos uma enorme experiência que podemos aportar na experiência de uso do PIX. Por isso, estamos focados em levar soluções aos nossos parceiros para diminuir fraudes, evitar interrupções durante as
transações e perda de tempo por parte dos consumidores”, conta Juliano Manrique, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

Fonte: Visa