Estudos e Relatórios

Novo estudo do BIS sobre fintechs na AL aponta gargalo na regulamentação


Estudo The dawn of fintech in Latin America: landscape, prospects and challenges, divulgado hoje pelo BIS, o “banco central dos bancos centrais”, mostra que na América Latina as fintechs sofrem com falta de regulamentação apropriada – a exceção é o México. O estudo, assinado por Carlos Cantú e Bárbara Ulloa, foi baseado em pesquisas realizadas na Argentina, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Costa Rica, Mexico, Peru e Uruguai.

O estudo avaliou o ecossistema das fintechs na região e como isso está transformando a oferta de serviços financeiros. “As fintechs ganharam tração rapidamente na América Latina, principalmente nas áreas de pagamentos e finanças alternativas. Mas a regulamentação das fintechs na região adota uma abordagem baseada em atividades, em vez de uma abordagem baseada em entidades – exceto no México”, diz o paper. Este é um dos desafios que as fintechs enfrentam para serem de fato determinantes para mudar o jogo na região.

“As fintechs podem ser fortes catalisadoras para melhorar as finanças e
condições sociais na América Latina, incorporando os desbancarizados e fornecendo fontes alternativas de financiamento às empresas”.