Gente

Fintech Greensill contrata ex-ING Canineu para entrar no Brasil (fonte: Bloomberg)

A Greensill Capital, uma fintech que tem o SoftBank Group entre seus investidores, contratou Samuel Canineu como country head para liderar sua expansão na maior economia da América Latina.

A notícia foi divulgada no dia 10 pela Bloomberg.

Segundo a reportagem, Canineu, ex-presidente do ING Groep NV no Brasil, vai ficar em São Paulo e contratar um time local para a Greensill, que tem sede em Londres e faz empréstimos que as empresas usam para pagar seus fornecedores, o chamado financiamento de cadeia produtiva.

“Acredito que o Brasil tem muito potencial e quero estar em uma empresa que tem grandes ambições para o Brasil”, disse Canineu, 39, em entrevista à agência.

A Greensill passará a oferecer às empresas brasileiras mais crédito offshore, em dólares, mercado para o qual a fintech já tem infraestrutura e tecnologia instaladas. O plano também é também usar uma equipe local para fornecer crédito local em reais.

Em junho, a Greensill adquiriu a Omni Latam, sediada em Bogotá, que fornece capital de giro para pequenas e médias empresas na Colômbia e no Chile. As duas fintechs não divulgaram o valor do negócio, que envolveu apenas ações, e criou a Greensill Latam. A empresa espera fornecer US$ 880 milhões em crédito na região até o final de 2020, em comparação com os US$ 300 milhões no ano passado.

“O Banco Central está fazendo de tudo para acabar com a concentração no mercado de crédito, e, por isso, o Brasil hoje é bem amigável com as fintechs”, disse Canineu.