Opinião

Fintechs para todos: de academias de ginástica, salões de beleza, escolas e dentistas, a bares e restaurantes

Academias de ginástica, salões de beleza, dentistas, bares e restaurantes . O acesso barato e fácil a tecnologias avançadas abriu a possibilidade a todo e qualquer negócio que queira virar “banco”. A “fintechzação” do varejo é fato – muitos grandes do setor, como Magazine Luiza e Americanas, já perceberam que podem explorar sua base de clientes oferecendo soluções de crédito, financiamento e investimento. A tendência se espalhou e estamos vendo um movimento de criação de fintechs para tudo.

Confira a seguir dez fintechs com soluções sob demanda para públicos específicos:

Hash – Acaba de ser contratada para fornecer a infraestrutura para a maquininha GymPass Plus, para academias. A Gympass é uma plataforma corporativa que estimula a atividade física e o bem-estar de colaboradores de empresas associadas.

Beautyfull e FinMatch – ambas são recém lançadas, com foco em oferecer serviços financeiros para profissionais de salões de beleza e estética. A primeira tem conta digital=, cartão e maquininha – leia mais aqui; e a segunda é especializada em microcrédito.

Donus – plataforma de serviços que inclui conta digital, maquinha e cartões. Foi criada dentro da Z-Tech, o hub de tecnologia e inovação da Ambev no Brasil e da AB InBev no mundo. No aplicativo, o varejista pode acompanhar o recebimento do pagamento dos clientes por meio de uma integração com as maquininhas da empresa e usar o saldo disponível para pagar contas ou fazer transferências.

Dentallis Conta – braço de finanças da Dentalis Software, empresa de gestão de clínicas odontológicas, que permite pagamentos, recebimentos e outras operações via conta digital exclusivamente para os dentistas. A Detallis tem cerca de 17 mil consultórios e clínicas clientes, que representam 36% do mercado nacional.

Pravaler – fintech especializada em crédito para o setor de educação. existe ha 12 anos, e está ampliando seu raio de ação para cursos de curta duração e intercâmbio, alem de escolas e universidades.

Helpie Card/ Helpie Pay – a conta digital integrada ao PIX e o cartão são o lado financeiro da Helpie, plataforma digital que conecta clientes a mais de 35 mil prestadores de serviços dos mais diversos segmentos.

Husky –   aplicativo focado em resolver por via digital os recebimentos que profissionais autônomos e remotos recebem do exterior, além de prestar serviços integrados de contabilidade, administração financeira e câmbio. Atualmente conta com cerca de 6 mil clientes , dos quais a maioria é produtor de conteúdo para a internet.

SuperSim – fintech especializada em crédito “subprime”, para clientes negativados e sem renda fixa.

PagAgro – fintech voltada para o financiamento do agronegócio, que entende os ciclos de cada cultura agrícola, seu tempo para preparo de solo, plantio, manejo e colheita, adequando prazos de recebimento.

Moss – uma fintech ambiental, que vende créditos de carbono para pessoas físicas e para empresas que queiram compensar suas emissões, ou pata investidores que querem comprar para esperar sua valorização.