Negócios

Creditas capta US$ 225 milhões e passa a divulgar resultados trimestrais e mira o México

A Creditas, fintech especializada em crédito com garantia em imóvel e veículos, acaba de receber um novo investimento, no valor de US$ 255 milhões. Com isso, a startup se consolida como “unicórnio”, passando a valer US$ 1,75 bilhão.

Ao mesmo tempo, o presidente da fintech, Sergio Furio, anunciou que a partir de agora, vai compartilhar trimestralmente as principais métricas do negócio “com o objetivo de dar mais transparência ao mercado. Adicionalmente, alguns de nossos investidores são fundos listados e achamos que essa transparência contribui ao melhor funcionamento do mercado de capitais.” A exemplo do que fez o C6 Bank no começo do mês, depois de fechar captação semelhante, a Creditas dá sinais de que se prepara para também abrir o seu capital. Os planos de entrar no México já estão confirmados.

Segundo a empresa, a rodada trouxe novos sócios internacionais para a Creditas, incluindo LGT Lightstone, Tarsadia Capital, Wellington Management, e.ventures e Advent International, via sua afiliada Sunley House Capital. Os acionistas atuais SoftBank Vision Fund 1, SoftBank Latin America Fund, VEF, Kaszek Ventures e Amadeus Capital Partners participaram do investimento.

LGT Lightstone, fundo de investimento de impacto focado em empresas de alto crescimento, liderou essa rodada e passou a ocupar um assento no conselho. 

“O novo capital vai nos permitir continuar avançando em nosso objetivo de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Com o novo investimento, continuaremos o processo iniciado em 2019 de ampliar nossa oferta de produtos em três grandes avenidas: fintech, consumer solutions e entrar no México”, diz Furio.

Abaixo, os três pilares da estratégia da Creditas para 2021, segundo Furio

  1. Fintech: um ecossistema completo de serviços financeiros, moderno, digital e com produtos de baixo custo para nossos clientes
  2. Consumer Solutions: uma oferta de soluções que permite utilizar todo o potencial de um imóvel (home solutions), veículo (auto solutions) e salário (Creditas @work), assim como a primeira loja virtual do Brasil que permite pagamento com desconto no salário do funcionário (Creditas Store)
  3. México: após reinventar o mercado brasileiro, estamos determinados a entregar a mesma experiência disruptiva ao consumidor mexicano

Fundada em 2012, hoje a Creditas é uma plataforma digital centrada no cliente, que opera em crédito com garantia, crédito consignado e consumer solutions.

“Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, retomamos nosso plano de crescimento pre-covid e fechamos o terceiro trimestre no mesmo nível do primeiro trimestre de 2020; setembro foi nosso melhor mês, com receita de R$ 30,4 milhões”.

Falando de resultados, a partir de agora, vamos compartilhar trimestralmente as principais métricas de nosso negócio com o objetivo de dar mais transparência ao mercado. Adicionalmente, alguns de nossos investidores são fundos listados e achamos que essa transparência contribui ao melhor funcionamento do mercado de capitais.