Fintechs

Gorila vai usar robôs para capturar dados dos investimentos dos usuários

Depois que o Guiabolso ganhou na Justiça o direito de usar robôs para capturar dados das contas do Bradesco dos seus usuários, o aplicativo de consolidação de investimentos Gorila decidiu fazer o mesmo. A ferramenta, conhecida como scraper – uma espécie de robô de rastreamento – vai colher detalhes das aplicacões dos usuários da Gorila na XP. O aplicativo já tem parcerias com outras corretoras, como Genial e Órama, mas não conseguiu a XP, que no ano passado comprou seu concorrente, a Fliper. A expectativa é de que o Gorila termine 2021 conectado a mais três corretoras.

Na prática, a captura dessas informações equivale a uma antecipação do Open Banking, que essencialmente garante às pessoas o controle total sobre seus dados. Com este passo, as pessoas físicas e profissionais de investimento não precisarão mais registrar manualmente na Gorila os ativos negociados na instituição. O processo, obviamente, requer a autorização do usuário.

“O investidor não é mais da instituição A ou da instituição B, ele é do mercado e de quem tem o relacionamento com ele, por isso uma ferramenta que permita ter uma visão completa da carteira do investidor com uma experiência simples tem muito valor. Atender o cliente independente de onde ele estiver, esse é o futuro do mercado”, explica Guilherme Assis, CEO do Gorila.

No caso da integração com a XP Investimentos, o cliente da plataforma informará no aplicativo web ou mobile do Gorila seu número da conta e senha, além do token temporário presente em seu app XP (apenas o token de visualização, não o de movimentação). Com as credenciais XP registradas no Gorila, o sistema da corretora será acessado automaticamente para trazer as movimentações do investidor.

O número da conta e senha da XP precisarão ser informados apenas na primeira utilização da integração, mas a cada vez que o usuário quiser atualizar o Gorila com suas movimentações, ele precisará informar novamente o token, uma vez que este tem validade temporária, informou a Gorila, em nota.

A partir da conexão, que será gratuita, os usuários do Gorila serão os primeiros a terem o histórico das movimentações de seus ativos para cálculos de rentabilidade.

Fonte: Gorila