Guiabolso comemora começo do Open Banking: "Estamos oito anos à frente", diz CEO

Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guiabolso, lançado em 2014 como aplicativo de integração de informações financeiras que os usuários mantêm em diferentes bancos, está otimista com o lançamento oficial do Open Banking pelo Banco Central. Como precursor do serviço, Alvarez considera que sua experiência de quase oito anos confere grande vantagem competitiva frente ã concorrência que entrar agora no jogo. Além disso, o Open Banking abre novas oportunidades para alavancar o negócio B2B, de oferta de infraetrutura para outras fintechs e bancos, que o Guiabolso lançou em 2019.

“A infraestrutura padronizada do Open Banking e as regras que obrigam o compartilhamento das informações entre as instituições- desde que solicitadas e autorizadas pelos clientes – vão facilitar muito o nosso negócio”, disse ao portal Fintechs Brasil. Ele compara o Open Banking a uma espécie de oleoduto por onde passa o petróleo. “Mas nenhum banco coloca petróleo bruto no tanque dos automóveis. É preciso refinar e distribuir combustível, e para isso é preciso expertise, tecnologia. Quem entrar no jogo agora vai levar um tempo até aprender”.

Quem é Thiago Alvarez

Graduado e com mestrado em administração de empresas, o empreendedor nascido em Brasília foi gerente sênior da consultoria McKinsey & Company por mais de quatro anos, onde atuou em projetos para grandes instituições financeiras. Anteriormente, ficou cinco anos como diretor financeiro da ONG Alfabetização Solidária, fundada pela ex primeira dama Ruth Cardoso, responsável pelo orçamento de programas educacionais em mais de dois mil municípios no Brasil. Em 2012, junto com Benjamin Gleason, fundou o Guiabolso. Thiago é também um dos articuladores do Open Banking no Brasil, trabalhando e liderando discussões sobre o tema desde 2018; e é diretor da Associação Brasileira de Crédito Digital.

Assista a entrevista completa concedida por Alvarez ao canal do portal no Youtube.