Reportagens Exclusivas

Chip da Surf Telecom ajuda bancos digitais a fidelizar clientes; depois do Bmg, empresa já negocia com outros, diz presidente

Depois de fechar uma parceria com o banco Bmg para fornecer chips pré pagos de celular, a Surf Telecom – que já havia fechado contrato semelhante com o Inter no ano passado (o negócio foi descontinuado em janeiro) – vai anunciar mais uma na semana que vem. “Será com um dos cinco maiores bancos do país”, diz o presidente da Surf, Yon Moreira, sem revelar o nome da instituição.

E o movimento não vai parar por aí: outras parcerias já estão em negociação adiantada. Segundo o executivo, o serviço móvel torna o aplicativo do banco mais utilizado no dia a dia; é o modelo de fidelização dos tempos modernos. “Quantas vezes uma pessoa entra no seu aplicativo do banco por dia? Uma, duas? E quantas vezes entra no celular? Cem? O banco que oferece um chip de celular com a sua marca cria mais engajamento com o cliente”, afirma Moreira. Para ele, daqui para a frente todo superapp de banco precisará oferecer um chip celular.

O presidente da Surf cita ainda outras duas vantagens para um banco oferecer celular pre pago com sua marca aos seus clientes: “Diferentemente do marketplace, que oferece promoções mas ainda assim representa um custo adicional, serviço de celular não é custo adicional, é substituição – todo mundo já tem uma operadora, o cliente vai apenas trocar a sua pela do banco”, diz. “E ainda tem cashback imediato, quer seja em internet ou whatsapp grátis”, explica. Segundo Moreira, cashback de 2% em uma transação média de R$ 50,00 é pouco perceptível; já a recompensa em internet é imediata, útil e facilmente perceptível, diz. Os correntistas do Bmg terão percentuais maiores de cashback para compras feitas com cartões do banco.

A Surf é uma operadora virtual de redes de telefonia móvel (MVNO, na sigla em inglês). São mais de dois milhões de chips vendidos em 2020. Entre as 106 marcas que oferecem telefonia móvel com a Surf estão os Correios, Magazine Luiza, Vestcasa, Pernambucanas, Uber e times de futebol, como Palmeiras, Cruzeiro e Bahia.

O Bmg Chip encomendou 50 mil chips para começar, e vai oferecer aos clientes do banco roaming nacional 4G grátis, com minutos de ligação para usar como quiser, disparos de SMS que variam de acordo com o plano, e WhatsApp sem gastar dados móveis. Os clientes do plano Flex terão direito a 2 gigabytes de dados por mês e 100 minutos de ligações. Os clientes Top têm acesso a 3 gigabytes de dados.

“O Bmg Chip faz parte da nossa estratégia Figital, ou seja, da união do melhor dos mundos físico e digital, para transformar o jeito de se utilizar serviços financeiros no Brasil”, afirma Flávio Guimarães, diretor de Estratégia de Mercado e Analytics do Bmg. O banco tem atualmente quase 5 milhões de clientes.