Reportagens Exclusivas

Programa da Visa ajuda fintechs a oferecerem serviços de pagamento no prazo recorde de 45 dias, diz presidente

O presidente da Visa no Brasil, Fernando Teles, revelou ao canal do Portal Fintechs Brasil no Youtube o que a empresa vem fazendo para se aproximar das empresas mais inovadoras do país. Além de falar sobre as startups aceleradas, citou o programa Visa Complete – hoje incorporado pela iniciativa global Fast Track. Baseado em parcerias, o programa permite às fintechs oferecerem serviços de pagamento digital aos clientes em 45 dias.

“O normal seria demorar de seis a nove meses”, explica, lembrando que há uma série de regulamentações, protocolos e autorizações exigidas. Para encurtar esse caminho, a Visa faz parcerias com empresas de Bank as a Service, como a Dock – do grupo Conductor, no qual tem participação. Além de fintechs, varejistas também se beneficiam da solução, que já conta com mais de uma centena de usuários no Brasil.

Teles também falou sobre tendências para 2021. “Vamos assistir à consolidação do uso dos cartões de débito nos pagamentos de compras online. Já existem tecnologias capazes de fazer mais de 100 autenticações para validar as transações”, diz. Outra aposta da Visa é na crescente adoção dos pagamentos por aproximação: “Algo que parecia difícil foi simplificado pela necessidade imposta pela pandemia – de repente, ninguém mais queria encostar em nada. As transações sem contato cresceram cinco vezes e atingiram 10%”, disse. Há quem diga que, quando a fatia chegar a 16%, o crescimento passará a ser exponencial.