Reportagens Exclusivas

Conta Zap em parceria com a Oi será lançada no mês que vem, diz CEO da fintech

A parceria entre a fintech Conta Zap e a operadora Oi vai finalmente sair do papel. O que começou com um piloto para levar ajuda financeira emergencial a pessoas em situação de grande vulnerabilidade no auge da pandemia foi transformado em uma joint venture permanente. A partir do mês que vem, a conta será oferecida aos mais de 28 milhões de clientes da Oi em todo o país. Lançada há cinco anos, a Conta Zap tem atualmente cerca de um milhão de clientes ativos.

A informação foi dada ao portal Fintechs Brasil pelo presidente da fintech, Roberto Marinho Filho. As contas serão oferecidas aos clientes de planos pré e pós pagos da Oi, que vai passar a usar a Zap para gerar boletos de cobrança; os clientes terão benefícios como bônus de internet e navegação grátis no aplicativo, por exemplo.

O CEO afirma que o diferencial da Zap é ser uma conta que transita 100% por dentro de um aplicativo de mensagem – atualmente, a fintech funciona por WhatsApp ou Facebook. O cliente não precisa baixar nada; o número da conta é seu próprio número de telefone; e a Zap não cobra tarifas – mas deve limitar a quantidade de transações. A conta, para pessoas físicas ou jurídicas, oferece cartão pré-pago, seguros, recarga de celular, pagamento e geração de boletos, além de um marketplace de produtos que, segundo o CEO, está em expansão. “Vamos passar a oferecer crédito em breve”, diz Marinho Filho.

A Zap até agora não precisou de investidores – todo o capital veio dos próprios sócios. Mas Marinho Filho antecipa que estão preparando uma rodada de captação para o primeiro semestre.

Feito em casa

A Zap colhe tanto os louros quanto os percalços de ser pioneira no lançamento da conta digital 100% por mensageria. Segundo o head de marketing da fintech, Raphael Andrade, é preciso treinar analistas de chatbots pois não há mão de obra especializada em quantidade suficiente no Brasil. A Conta Zap usa o robô Watson, da IBM. “Acabamos de formar a primeira turma, contratamos três deles e devemos abrir em breve uma nova leva. Atualmente, temos seis analistas”. Ao todo, são 84 funcionários, a grande maioria na área de tecnologia, diz Andrade.