Fintechs

Fintechs são foco do Movile em 2021; grupo patrocina 3o. programa de aceleração da Endeavor

A Movile, empresa que investe em startups como a iFood, se uniu à Endeavor – rede global de fomento ao empreendedorismo – para a 3ª edição do Programa Scale-up Endeavor Fintech. “Para nós é muito importante essa aproximação com o mercado dado que fintech é um grande foco do Grupo Movile para 2021”, afirma Fabio Massuda, diretor de fintech e estratégia da empresa.

Atualmente, a Movile já tem duas empresas no segmento: a Zoop, que oferece serviços whitelabel para empresas que buscam agregar serviços financeiros ao seu portfólio, e a MovilePay, que oferece soluções de financeiras, tais como crédito, adquirência (POS e QR Code) e serviços bancários (conta e carteira digital), implementadas a partir de parcerias com outras empresas do setor de tecnologia, a começar pelo iFood.

Além da Movile, Warburg Pincus e MAG Seguros também patrocinam o evento nesse ano, em que a Endeavor pretende incluir mais fintechs fundadas por mulheres. “O tamanho do mercado potencial de fintech é gigante, se estima algo em torno de US$ 4,7 trilhões, no Brasil já temos cinco fintechs como unicórnios e quatro fizeram IPO. O mercado é muito promissor, mas carece de mais diversidade”, diz Victor Xavier, Gerente de Aceleração de Negócios na Endeavor.

Nas duas edições anteriores, que contou com 30 empresas, o Scale-up Endeavor Fintech acelerou somente seis fintechs com fundadoras ou co-fundadoras mulheres – BCredi, Avec, Linker, Liber, Pismo e Kickante. Esse número é reflexo de um cenário muito desigual nas scale-ups do ecossistema e também no setor financeiro: 63% são fundadas por homens e apenas 21% tem pelo menos uma mulher no corpo de fundadores, segundo o relatório de 2020 da ABFintechs

“Nosso papel como Endeavor é criar um ecossistema empreendedor mais diverso e inclusivo, estimular que as empresas coloquem ações de D&I em prática e, também, mostrar grandes exemplos para que mais fundadores e fundadoras se vejam representados e se aproximem da nossa rede para, juntos, aceleramos o crescimento do país”, completa Xavier. “Em um segmento onde existe uma baixa representatividade de mulheres fundadoras ou co-fundadoras, a Endeavor tem como objetivo se aproximar de mais empreendedoras dentro do processo de seleção do programa de aceleração”, finaliza. 

Como funciona

O programa busca encontrar 12 scale-ups que estejam preparadas para escalar soluções para acelerar a revolução no setor financeiro. As inscrições devem ser feitas na página do programa até o dia 02 de abril de 2021: https://endeavor.org.br/scaleup/fintech. Os segmentos contemplados são pagamentos, investimentos, trading markets, gestão financeira, eficiência financeira, fintech as a service, bancos digitais, crypto, blockchain, open banking, empréstimos, recebíveis e seguros.

O programa dura cinco meses – de maio a setembro de 2021 – e todas as empresas selecionadas serão acompanhadas por uma mentora madrinha ou um mentor padrinho, que ajudarão nos principais desafios de crescimento do negócio. Além disso, também acontecerão meetups com as maiores referências do setor. Já passaram pelo programa empresas como Creditas, Omie, Neon, BCredi e CredPago.

As fintechs precisam ter modelo de negócio sólido e validado, operação robusta para escala acelerada, time estruturado para o crescimento e foco na velocidade de execução e escalabilidade.