Às vésperas de fazer 20 anos, XP tira “investimentos” do nome e assume de vez o perfil de fintech

Às vésperas de fazer 20 anos, XP tira “investimentos” do nome e assume de vez o perfil de fintech

Depois de lançar um cartão de crédito, prometer conta digital e cartão de débito, e de anunciar a troca de CEO a XP decidiu assumir a ambição de ser uma empresa de tecnologia mais completa – e não só uma corretora de investimentos. Faltando pouco mais de um mês para completar 20 anos de mercado, tirou “investimentos” do nome, passando a chamar apenas XP. A ideia é ser “uma plataforma completa de serviços financeiros” – ou seja, uma fintech.

Há duas semanas, Guilherme Benchimol, sócio, fundador e CEO da XP Investimentos anunciou que vai passar o bastão para Thiago Maffra, diretor de tecnologia. Benchimol será presidente executivo do conselho de administração da XP Inc – as mudanças valem a partir de 12 de maio, data do aniversário da XP.

Dois dias antes, em 10 de março, a XP havia lançado o cartão de crédito Infinity Visa, sua primeira investida fora do mundo dos investimentos. Criado para clientes com pelo menos R$ 50 mil aplicados, não tem anuidade e, em vez de cashback, oferece “investback”- devolve entre 2% e 10% para compras no marketplace da XP, que podem ser usados para investimento. Na época, Benchimol anunciou também o lançamento de conta digital e cartão de débito. A ideia é convencer os seus mais de 3 milhões de clientes, que juntos somam mais de R$ 700 bilhões sob custódia na XP, a concentrar toda sua movimentação financeira na fintech – hoje, metade mantêm contas em bancos tradicionais.

“O momento atual da empresa é de expansão do nosso target e queremos criar conexão com uma audiência que é menos conectada a esse universo”, explica Cinthia Kato, head de Marketing da XP.  “Hoje somos uma empresa mais ousada, tecnológica e disruptiva. A nova marca é uma evolução da atual e mantém o nosso propósito: guiar a transformação do mercado financeiro no Brasil para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Pethra Ferraz, diretora de Marketing da XP Inc. 

A XP faz parte do grupo XP Inc, que reúne plataformas de investimentos, serviços financeiros e educação – além da própria, Rico, Clear, Infomoney, XPeed e Spiti, entre outras. A XP Inc. tem mais de 2,8 milhões de clientes e R$ 660 bilhões de ativos sob custódia.

EnglishPortuguês