Fintechs

PicPay entra em empréstimos entre pessoas; valor é limitado a R$ 15 mil

O PicPay vai oferecer “peer-to-peer lending” (P2P), ou empréstimo entre pessoas, para sua base de 48 milhões de clientes, ampliando o portfólio de serviços financeiros oferecidos. As condições serão negociadas diretamente entre as partes, e o PicPay fará a gestão. Pela regulamentação do empréstimo entre pessoas, o contrato não pode ultrapassar o valor de R$ 15 mil. 

“Muitas vezes as pessoas deixam de emprestar ou preferem pedir dinheiro ao banco a ter que cobrar ou ser cobrado por um amigo. Essa parte fica com o PicPay”, diz Eduardo Chedid, Vice-Presidente de Serviços Financeiros. Para diminuir os riscos de quem empresta, inicialmente o PicPay permitirá que a transação ocorra apenas entre a agenda de contatos dos clientes dentro do PicPay. 

Assim como nos aplicativos de mensagem, quem estiver precisando de dinheiro pode procurar um investidor (aquele que pode emprestar) na sua lista de amigos e iniciar uma negociação no próprio ambiente do aplicativo via mensagem direta, fortalecendo o efeito de rede dentro do PicPay.

Os juros são negociados pelo tomador diretamente com o investidor, que pode ter um rendimento mais atrativo do que em muitas aplicações, sobretudo as de renda fixa, com retornos até 10 vezes maiores do que a Selic. Assim que ambas as partes concordam com as condições de valores, taxas e prazos, o PicPay formaliza o contrato no mesmo dia, calcula o valor das parcelas e se encarrega de lembrar o tomador de pagá-las.

Além disso, segundo Chedid, todas as contas do PicPay passam por controle antifraude e os usuários que têm a função disponível passaram por uma análise de crédito completa e minuciosa.

Recentemente, o PicPay lançou o crédito pessoal, no qual os usuários podem contratar o empréstimo de outras instituições diretamente na plataforma, bem como utilizar o dinheiro para pagar, transferir e comprar pelo próprio app.  “Além de atrair mais usuários para o PicPay, o empréstimo reforça o compromisso da plataforma de ser um ecossistema completo, capaz de permitir que os usuários conversem, negociem contratos, paguem, tenham retornos e consumam, tudo em um lugar só”, resume Chedid. 

Fonte: PicPay