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Ekko Bank, focado em pequenos varejistas, chega ao mercado em abril, com serviço 'plug and play' por assinatura da Mobile2you

Depois de um piloto que durou seis meses, o início oficial das operações do Ekko Bank será anunciado nos próximos dias. O banco digital, constituído como correspondente bancário, é 100% focado em pequenos varejistas – daí a inspiração para o nome Ekko (de ecossistema). O projeto é resultado da parceria da Ekko com a desenvolvedora de softwares e soluções financeiras Mobile2You. “Eles foram um dos primeiros clientes do nosso novo serviço de assinatura ‘plug and play’, uma modalidade de fintech as a plataform (FaaP)”, diz Caio Bretones, fundador e CEO da Mobile2You.

A Ekko foi lançada em 2017 como um programa cooperativo de economia, vantagens e benefícios, para integrar pessoas e estabelecimentos comerciais. Assim como tantas empresas que têm hoje um relacionamento estreito com uma grande base de consumidores, a Ekko quer crescer oferecendo produtos que possam render uma receita financeira.

Segundo o fundador da Mobile2You, a vantagem da FaaP sobre o Banking as a Service (BaaS) é a possibilidade de o cliente contratante escolher quais módulos quer usar, e ir agregando outros progressivamente, sem precisar fazer ajustes e alterações, muito menos contratar diversos fornecedores. O preço, cobrado mensalmente, depende exatamente de quantas funcionalidades o cliente ‘pluga’. “Oferecemos uma experiência completa do back-end ao front end. Com isso, qualquer empresa brasileira pode ter, dentro de poucos meses, um banco digital com marca própria”, garante Bretones. “Também cuidamos da etapa regulatória, estruturação das regras de negócios e de como elas se refletem na experiência do usuário”.

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O novo serviço funciona por meio de uma plataforma plugada a bancos, microsserviços financeiros – módulos de Pix, seguro, microcrédito, ferramenta de investimento, gateway de pagamento, emissão de cartão de crédito e subadquirência – e uma loja de aplicativos própria. A Mobile2You tem parcerias com os bancos BV e Acesso. Já a loja de aplicativos traz opções como chatbot via WhatsApp para realização de transferências, TED, recargas e consulta de saldo e extrato.

A Mobile2you tem mais de 50 clientes, entre eles empresas que adotaram o banco digital como parte da sua estratégia corporativa, gerando receitas que ultrapassam R$ 5 milhões ao ano – e movimentações financeiras superiores a R$ 300 milhões ao ano. “Cerca de 77% do nosso faturamento vem de fintechs ou techfins”, revela.

No período de testes, em duas cidades do interior de São Paulo, o Ekko Bank transacionou mais de 100 mil compras, totalizando mais de R$ 5,5 milhões em pagamentos, emprestou mais de R$ 600 mil em capital de giro, e disponibilizou mais de 100 mil cartões presentes do programa “Vai & Volta”.