Oportunidades de trabalho nas fintechs crescem com forte expansão do setor, apesar da pandemia

O crescimento consistente do setor em 2021, em plena pandemia, reforçou o plano de expansão das fintechs e, com isso, as oportunidades de trabalho no setor.  As ofertas são para as funções básicas até as mais complexas. O recém-nascido will bank, banco digital com foco na classe popular lançado em novembro passado, pretende dobrar o quadro de pessoal em 2021, passando de 600 para 1.200 funcionários. Metade das vagas vai para a área de atendimento ao cliente, a outra parte, para a área técnica, desenvolvedores de software, engenheiro de produtos, engenheiro de dados, cientistas de dados, os profissionais mais cobiçados do mercado. “O maior desafio é preencher as vagas especializadas. Abre-se mais fintechs hoje do que forma-se pessoal”, diz Marcelo Vieira, Head de Talento e Employer Branding do will bank. Por enquanto, o will bank tem 100 vagas abertas.

Segundo Vieira, nos processos de contratação, o banco incentiva a movimentação interna dos funcionários como forma de segurar pessoas já adaptadas à cultura da empresa. “Gosto de usar consultorias para a seleção de vagas de nível sênior, mais difíceis e disputadas. As demais, como atendimento, são preenchidas a partir do anúncio feito no portal da empresa”, explica o executivo. 

A Justa, fintech de meios de pagamentos, também iniciou o ano com 300 vagas abertas, e previsão de chegar a mil contratações até o final de 2021 – ou seja, vai triplicar o time que hoje conta com 297 colaboradores. Segundo o fundador da Justa, Eduardo Vils, as oportunidades de trabalho fazem parte do plano de expansão da empresa, que hoje tem dois escritórios, um em Alphaville (SP) e outro Recife (PE), e pretende abrir novas operações. A maioria das vagas são para a área comercial, muito importante no negócio da Justa, focado nos pequenos e médios comerciantes de cidades pequenas e com faturamento acima de R$ 15 mil por mês. “Não abrimos mão do contato direto entre o vendedor e o cliente. Não se vende maquininha no interior se não houver confiança do cliente no vendedor, por isso buscamos alguém com sotaque local. É muito importante no nosso negócio” diz Vils. 

O bem-estar do funcionário também está no radar da Justa. Com a adoção do trabalho remoto, a empresa sentiu a necessidade de estar mais perto do colaborador, mesmo que virtualmente, e criou os programas Alvorada, um bate papo informal na primeira hora dia, que evoluiu para o Palavra Justa, uma espécie de happy hour, todas as sextas-feiras, às 18 horas. “É importante ficar ainda mais perto do funcionário neste momento de reclusão imposto pela pandemia, que deixou muita gente solitária.”, diz Vils..

A Creditas, plataforma líder de crédito e soluções financeiras 100% online na América Latina, que atua nos setores imobiliário, de veículos e salário, confirma o aquecimento do mercado, anunciando 250 vagas para várias posições, como tecnologia, vendas, marketing, finanças, entre outras. E deixa claro qual o perfil de pessoas que procura. “Queremos pessoas que gostem de resolver problemas, tenham comunicação colaborativa e resiliência, características muito importantes para o nosso dia a dia. O nosso negócio muda super rápido, o erro faz parte do processo de aprendizado e a comunicação fluída com clareza e a coerência são essenciais para a mensagem que queremos transmitir”, diz Carlos Eduardo Gonçalves, Head de Talent Acquisition da Creditas. Caixa para isso ela tem.  No final de 2020, a empresa recebeu investimento de US$ 255 milhões. 

Mais uma empresa que chega em 2021 com o bolso mais recheado é a alemã SumUp, empresa de pagamentos móveis, que acaba de anunciar um novo aporte de 750 milhões de euros, sendo que 30% desse valor, R$ 1,3 bilhões, será investido nas operações do Brasil. E com isso, só para este ano, no Brasil, estima-se mais de 200 novas posições voltadas para as áreas de negócio e de engenharia e produto. “Um dos quatro focos do investimento será voltado à atração de talentos para a região da América Latina e os esforços para construir um time ainda maior e preparado para desafios ainda mais complexos que estão por vir”, diz Aimée Ramos, employer Brand Lead/People Team. (por Denise Ramiro)