Fintechs

Distrito cria Hub2Hub, uma rede nacional de apoio a inovação; dez parceiros já aderiram

O Distrito decidiu se juntar a outros hubs de inovação pelo país para desenvolver ações de impacto para o avanço do ecossistema de startups. O movimento foi batizado de Hub2hub e pretende organizar eventos, lives, lançar desafios e cursos para empreendedores e startups. Até agora, dez hubs de cinco estados aderiram: Nexus, Station T., Bioma Food Hub, Associação Brasileira de Startups de Saúde e Abfintechs, de São Paulo; Hub Salvador, da Bahia; Yolo, do Distrito Federal; Ciklo, do Paraná; e Instituto Caldeira, do Rio Grande do Sul. O objetivo é chegar ao menos a um hub parceiro em cada estado. A iniciativa conta também com 24 corporações parceiras de peso, entre elas a Omni, a AstraZeneca, a Johnson & Johnson e a Bosch. 

O programa tem três pilares: o primeiro deles é um posicionamento nacional e bilateral, que consiste na participação em programas e projetos que atraiam mais investidores e corporações para os ecossistemas. O segundo é a conexão real entre hubs, ou seja, unir iniciativas de todos os estados para discussões, trocas, e criação de parceria. O terceiro pilar é o apoio para startups, ajudando a desenvolver os ecossistemas de empresas de inovação locais e viabilizando o acesso dessas a mais recursos. 

Hubs parceiros terão uma todos os benefícios concedidos pelas startups residentes do Distrito for Startups, além de acesso aos espaços físicos da plataforma em São Paulo e Curitiba. Entre as vantagens está network com centenas de outras empresas de inovação, conexão com grandes corporações e mentoria de experts do mercado.

Desde que foi lançado, o Hub2hub já promoveu quatro lives sobre hubs de inovação no Brasil e organizou um curso de comunidades, que aconteceu nos dias 16 e 17 de março. Na programação para as próximas semanas estão previstos outros três encontros, para debater o ecossistema da região Sul e reunir embaixadores do projeto.