Fintechs

USP entra na onda dos hubs de inovação com plataforma para se conectar a startups

Um dia após o Distrito lançar o Hub2Hub, uma rede nacional de hubs de inovação, a USP anunciou o lançamento do seu Hub Inovação. O sistema começa a funcionar amanhã, após uma live no seu canal no Youtube..

A plataforma visa fomentar parcerias, facilitando a conexão entre o ambiente acadêmico, organizações voltadas para pesquisa, startups, comunidades de negócios, órgãos governamentais e a sociedade civil. Segundo a universidade, Nubank, 99, iFood, Loggi, C6 Bank, entre outros, têm “DNA USP” – Cristina Junqueira, presidente do ubank, fez engenharia lá.

“A USP é a primeira universidade no Brasil a ter um projeto desse tipo, que reúne e disponibiliza numa plataforma suas iniciativas, competências e tecnologias geradas em suas 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas em sete campi em todo o estado de São Paulo”, afirma o Professor Marcos Nogueira Martins, coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), órgão responsável pelo projeto. “O Hub USP Inovação traz um levantamento de todas as áreas da universidade e estamos cadastrando as competências, serviços tecnológicos e equipamentos de cada um dos 5.300 professores atuais, além do legado representado pelas quase 1.200 patentes registradas pela USP”, acrescenta Nogueira Martins.

A plataforma foi alimentada com a colaboração dos laboratórios, docentes, institutos de pesquisa e Pro-Reitorias. O algoritmo para a ferramenta de pesquisa da plataforma, por exemplo, foi desenvolvido com participação do USPCodeLab, grupo de extensão universitária que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica da USP, formado por alunos de graduação, pós-graduação e professores, que se originou no Instituto de Matemática e Estatística.

 Lançamento oficial e webinar

Após o evento online de lançamento da plataforma, às 11h30, o canal da AUSPIN no YouTube vai transmitir uma edição especial do projeto “Fala, Inovação”, um webinar para discutir perspectivas de qualificação profissional e da educação para a inovação e empreendedorismo.

Com a moderação do jornalista Herton Escobar, do Jornal da USP, os especialistas Fernando Shayer e Milton Daré vão conversar sobre experiências bem-sucedidas, perspectivas e desafios da sociedade na formação de profissionais inovadores e empreendedores e como a Universidade deve se preparar para atender novas demandas e qualificações requeridas.