Reportagens Exclusivas

Green fintechs, tokenização, payroll e bancos digitais para PMEs são as novas tendências do segmento, diz especialista

Green fintechs, tokenização, benefícios corporativos e bancos digitais para PMEs são as novas tendências do segmento no Brasil. A opinião é de Bruno Diniz, consultor, professor e escritor especializado em fintechs. “Os primeiros exemplos de green fintechs vieram da Europa, mas já chegaram por aqui também; diversas startups vêm endereçando o problema, entregando soluções orientadas por ESG – Environmental, Social e Governance”, diz Diniz, em entrevista gravada em vídeo para o canal no Youtube de Fintechs Brasil. “O Open Banking vai incentivar ainda mais o movimento”, acredita.

O especialista,que é sócio da consultoria Spiralem, cita também a tokenização de ativos, produtos e soluções orientadas por PIX e Open Banking, payroll fintechs – que oferecem opções digitais para adiantamento de salários e outros beneficios corporativos – e os bancos digitais para PME são o novo ‘terreno de batalha’, diz.

Diniz trabalhou por anos no mercado financeiro tradicional e desde 2011 está envolvido na cena de startups. “Em 2013, comecei a ver o movimento de verticalização – e fintech era um dos temas que mais estavam crescendo. Fui viajar o mundo para entender o que estava acontecendo, e voltei para ajudar a fomentar o assunto aqui no Brasil.”

Assista: