Faz sentido usar as faturas da sua empresa para conseguir crédito? Na LinKapital faz

UM CONTEÚDO LinKapital

O modelo de negócio da nova fintech de crédito para empresas LinKapital é baseado em uma oferta de crédito inovadora que faz sentido. Através da aplicação de tecnologia de ponta, a startup estruturou quatro opções para oferecer crédito que faz sentido: aval dos sócios, garantia de imóveis, desconto de recebíveis e receita recorrente. Quanto mais informações o empreendedor fornecer, maiores os valores liberados e menores as taxas cobradas.

“A LinKapital desenvolveu e aplica uma tecnologia para oferta operações de crédito que faz sentido para os tomadores, para a Fintech e para os demais investidores que estão financiando essas operações”, diz o CEO Renato Hersz.

Nos dois posts anteriores, falamos sobre como funciona a oferta com aval dos sócios e a oferta com garantia em imóveis da empresa, dos sócios ou dos parentes. Para saber mais, clique aqui e aqui.

A terceira oferta, Operação com Desconto de Recebíveis, já está online na Versão Beta também.

Vender à prestação e depois “trocar cheque” a receber no futuro por dinheiro à vista é uma das modalidades de crédito mais antigas e tradicionais. Todo mundo já fez ou pelo menos sabe o que é isso.

A venda de um direito creditório se popularizou nas últimas décadas e entre empresas passou a ser conhecida como adiantamento de recebíveis. Há variações do mesmo tema, mas a mais usada é a antecipação de recebíveis performados (quando a nota foi emitida e o serviço/produto já foi entregue). O credor “compra” a nota, que será paga futuramente, com um desconto sobre o valor de face.

Ok, mas se isso já existe, qual é a vantagem que a LinKapital oferece?

A Linkapital adotou o uso intensivo de uma tecnologia inteligente, que analisa a empresa, sua geração de fluxo de caixa e deixa todo o processo mais rápido, mais assertivo e menos burocrático.

O procedimento padrão dos grandes bancos é gerar um documento com o valor proposto, buscar e validar a assinatura do gerente da conta, lançar no Excel e levar para um comitê de crédito.

Isso não faz mais sentido porque hoje todas essas informações já estão disponíveis numa base de dados sistematizada. Basta ter acesso ao arquivo das notas fiscais emitidas e das notas fiscais recebidas nos últimos 12 meses para entender o faturamento, custos e despesas da empresa que está solicitando o empréstimo.

A LinKapital gera de forma instantânea análises horizontais e verticais, mês a mês; e composição dos números (clientes e fornecedores); além de uma proxy do fluxo de caixa. A folha de pagamentos dos funcionários pode ser estimada com base na RAIS a partir do CNPJ da companhia (que mostra a evolução do número e quantidade atual de funcionários), e cruzada com o salário médio da região onde a empresa atua.

Os impostos indiretos aparecem na nota fiscal, e os diretos são estimados de acordo com o regime tributário da companhia.

A partir disso, o olho humano especializado e experiente faz uma análise crítica dos dados – muito mais confiável do que apenas batucar números no Excel.

Faz sentido?

Nessa jornada, nossos parceiros são FIDCs tradicionais (multicedentes e multisacados), a GFM , Raizes e a SOW.

Co-Founders:
Renato Hersz, CEO

Hector Benitez,CTO
Luter Filho,CMO/CCO
Bruno Chiminazzo, COO
Fausto Morais, CSO

Quer saber mais sobre Juros que fazem sentido? Na próxima semana será lançada a Oferta baseada em receitas recorrentes, neste mesmo espaço, vamos revelar mais detalhes do modelo de negócio inovador da LinKapital.

Siga-nos no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/linkapitalbr/