Negócios

Pagamento por aproximação cresce cinco vezes em um ano, diz Visa; no DF, já representa 24% do total

O crescimento do número de transações com a tecnologia de pagamento por aproximação com credenciais da Visa foi 5 vezes maior em março de 2021 comparado com o mesmo mês de 2020. Segundo a empresa, o salto é resultado de um forte investimento da indústria nesse movimento junto aos emissores; ampliação da inovação nos transportes públicos e, principalmente, por conta da busca por opções mais rápidas, seguras e práticas para pagar.

Considerando o mesmo período analisado, alguns estados brasileiros registraram um salto maior. Por exemplo, a penetração das transações por aproximação sob o total dos pagamentos eletrônicos no Distrito Federal alcançou o patamar de 24% versus 5,6% registrados em março do ano passado, seguido pelos estados de Santa Catarina (15.7% vs 2,8%), Paraná (12% vs 2%), Mato Grosso (11,7% vs 2%) e São Paulo (11% vs 2%).

O público de alta renda ainda se destaca em relação ao uso da aproximação, com 58,5% dentre os que mais usaram esta forma para pagar. Já em relação ao volume de transação com esse pagamento, os segmentos abaixo continuaram na liderança:

● Alimentação: comida, fast food e restaurantes
● Bebidas
● Padarias
● Postos de gasolina
● Supermercados