Fintechs

Visa anuncia compra da Tink, plataforma europeia de Open Banking, por 1,8 bi de euros

A Visa assinou um acordo definitivo para a compra da Tinkplataforma europeia de open banking que permite que instituições financeiras, fintechs e estabelecimentos comerciais criem ferramentas de gestão financeira, produtos e serviços personalizados para consumidores e empresas da Europa com base em seus dados financeiros. A aquisição da Tink custará 1,8 bilhão de euros à Visa e a contrapartida financeira inclui dinheiro e incentivos de retenção.

A Tink permite que seus clientes acessem dados financeiros agregados, usem serviços financeiros inteligentes – como informações de risco e verificação de conta – e criem ferramentas de gestão de finanças pessoais por meio de uma única API. A Tink está integrada com mais de 3.400 bancos e instituições financeiras, alcançando milhões de clientes bancários em toda a Europa. A empresa manterá sua marca e equipe de gestores e sua matriz permanecerá em Estocolmo, na Suécia.

A combinação da infraestrutura provada e do investimento contínuo da Visa em resiliência, segurança cibernética e prevenção de fraude com as APIs e a tecnologia da Tink – e o relacionamento que ela tem com seus clientes – deve ajudar a acelerar a adoção do banco aberto na Europa ao garantir uma plataforma segura e confiável para a inovação. Com isso, os consumidores irão poder controlar melhor suas experiências financeiras, o que inclui a gestão de suas finanças e de seus dados e objetivos financeiros. Ao mesmo tempo, pequenas e grandes empresas terão uma gama maior e mais personalizada de ferramentas para realizar operações digitais seguras, entre as quais, conciliação de extratos bancários e contas e habilitação de financiamento alternativo.

A legislação da União Europeia – a Diretriz de Serviços de Pagamento revisada (PSD2) – exige que os bancos habilitem o acesso de provedores externos registrados agindo em nome de seus clientes ou com o consentimento deles. Consequentemente, inovadores de todos os tipos, como instituições financeiras, fintechs, desenvolvedores, plataformas e estabelecimentos comerciais, estão usando um número cada vez maior de soluções de banco aberto para oferecer aos consumidores mais opções de como e onde compartilhar seus dados financeiros. A Tink é uma das mais de 440 prestadoras de serviços em toda a Europa que oferecem serviços de banco aberto.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento. A Visa financiará a aquisição com o dinheiro existente em caixa e a operação não afetará o programa de recompra de ações ou a política de dividendos já anunciada pela Visa.