Fintechs

B3 abre sua "clearing" a terceiros; primeiro acordo foi anunciado hoje, com a fintech SL Tools

A B3 vai prestar serviços de liquidação para a SL Tools, fintech especializada na negociação de ativos financeiros. O contrato anunciado hoje marca a abertura da clearing da B3 a terceiros, que passam a acessá-la diretamente.

O acesso da SL Tools aos sistemas da B3 será restrito aos dados necessários para o registro de empréstimo de ações, de acordo com os critérios estabelecidos pela CVM na Audiência Pública SDM 09/2019.

“Acreditamos que esse tipo de serviço baseado no uso da infraestrutura da B3 pode crescer com o amadurecimento e sofisticação do mercado de capitais brasileiro. Há condições para desenvolvermos negócios com novos parceiros em que a bolsa atua como um prestador de serviços de pós negociação ao mercado”, avalia Mario Palhares, Vice-Presidente de Operações– Negociação Eletrônica e CCP da B3.

“A tecnologia e expertise da SL Tools na negociação de ativos financeiros, em parceria com a infraestrutura sólida da B3, vão levar a uma aceleração no lançamento de soluções e no desenvolvimento do mercado”, afirma André Duvivier, CEO da SL Tools.

Atualmente, o processo de empréstimo de ativos é efetuado majoritariamente dentro do mercado de balcão, onde as corretoras, distribuidores ou custodiantes têm autorização dos clientes finais para oferecer as ações de propriedade desses clientes em operações de empréstimo. As soluções oferecidas pela SL Tools fazem o match entre os intermediários que fazem a oferta de empréstimos e os investidores que buscam esses ativos. O processo, no entanto, exige uma etapa posterior de registro na B3, que garante a liquidação dos negócios registrados e atua como contraparte da operação, assegurando o pagamento entre as partes.

A partir de agora, haverá uma integração entre a plataforma de empréstimo de ativos da SL Tools e a Clearing da B3. Assim que o match é feito entre os clientes da SL Tools, a plataforma comunica as operações para a B3. A Clearing da B3, por sua vez, analisa os envolvidos e os detalhes da operação e, após validação, confirma a aceitação em tempo real e posterior liquidação do negócio.