Fintechs

BC anuncia 11 projetos para quarta edição do LiftLab

O Banco Central anunicou hoje os 11 projetos selecionados na quarta edição do LIFT Lab 2021, que teve 43 propostas. O anúncio foi feito pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, no evento virtual  LIFT Talks “O Banco Central como vetor da inovação e tecnologias financeiras”. A iniciativa é coordenada pelo BC em parceria com a Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac).

“É importante lembrar que a gente precisa de um ambiente que fomente a inovação. Estou muito feliz em ver os projetos do LIFT Lab se transformarem em produtos. A gente tem os resultados práticos dos recursos que já foram investidos nesses projetos”, afirmou o Presidente do BC, ao anunciar os selecionados.

Para Campos Neto, no Brasil, o custo para se fazer negócios é muito elevado. “O custo para se montar uma empresa que dá certo é alto, mas o custo para se montar uma empresa que dá errado é altíssimo. Nesse mundo de inovação, a gente precisa ter projetos, como o LIFT Lab, que fazem com que esse custo de experimentação seja baixo”, completou o Presidente do BC.

Também presente no evento virtual, Paulo Stein, Presidente da Fenasbac, disse ser possível ver “com frequência” os projetos que passaram pelas edições anteriores do LIFT impactando o mercado e contribuindo para a Agenda BC#. “São muitos os frutos nascidos e amadurecidos no laboratório de inovações financeiras e tecnológicas”, destacou.

Os projetos

Agro Open Bank (Creditares) – propõe utilizar inteligência artificial para analisar os dados agronômicos, financeiros e de mercado para fazer projeções financeiras e simulações para o produtor, recomendando melhores combinações de crédito, hedge e estratégias de comercialização (futura, spot).

Centralização para pagamento de tributos através da Carteira Digital (Banco Útil) – carteira digital corporativa focada no pagamento de tributos das empresas. Atualmente tem mais de 150 clientes pagantes, que conseguem compensar seus tributos em até 15 minutos todos os dias da semana.

Empoderamento do cliente bancário (akropoli) – projeto visa provar instituições financeiras com inteligência para oferecer gestão de finanças pessoais a seus clientes. Turbinado pelo Open Banking, construirá uma aplicação em nuvem para instituições financeiras.

Finanças para entregadores e motoristas (Plific) – solução financeira feita para entregadores e motoristas de aplicativos. Na Plific, poderão sincronizar suas contas nos diferentes aplicativos e acompanhar o quanto lucraram no dia, na semana e no mês.

Formalização da Operação de Crédito 100% Digital (Plataforma CE) – coletas de documentos, extração da informação do documento para validação com bases da Receita Federal, prova de vida, facematch, aceite dos termos do contrato e assinatura por voz com reconhecimento do áudio.

Observatório Amazônia – aprimoramento de uma plataforma web confiável, acessível e intuitiva que permita a interoperabilidade de serviços e integração de dados geoespaciais. Promove o monitoramento e a gestão de dados no território da Amazônia Legal.

Plataforma de Investimento e Gestão de Nano Negócios (Grana Solidária) – conecta investidores e nano-empreendedores, dando acesso a microcrédito fácil e de juros acessíveis e apoio para gerir o negócio.

Plataforma Open Banking para todos – projeto de soluções de Open Banking tem como objetivo facilitar a portabilidade de dados financeiros de pessoas onde quer que elas estejam.

RBDC – Real Backed Digital Currency – pretende trazer experimentos práticos quanto à viabilidade de representação de moeda eletrônica em redes blockchain, assim como permitir uma visão crítica sobre os desafios e conveniência da interoperabilidade Pix – blockchain.

Simplificando Pagamentos Digitais (Shipay) – hub que integra carteiras digitais em sistemas corporativos como frente de loja, ERP, PDV, ecommerce e apps.

Soluções Integradas de Câmbio para Investimento, Hedge e Comex (Banco Adenom) – modelo de negócios de um banco comercial especializado em câmbio. Serão ofertados produtos diferenciados, incorporando diferentes moedas estrangeiras, em formatos coerentes com as metas dos clientes.

O LIFT

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) desenvolve novos protótipos de produtos inovadores. “Todos os projetos são propostos pela sociedade, o que torna o LIFT um ambiente aberto de participação direta da sociedade na promoção de inovações para o Sistema Financeiro Nacional. As propostas são submetidas a um comitê de seleção que avalia o impacto inovador e o potencial de benefício ao cidadão de cada projeto. Os projetos selecionados, antes de iniciarem, passam por uma etapa de engajamento de servidores do BC, especialistas do mercado e da academia para serem amadurecidos e tornarem-se um protótipo em 90 dias de trabalhos conjuntos”, explica Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf).

O Lift Lab foi lançado em 9 de maio de 2018 e selecionou em suas edições de 2018, 2019 e 2020 um total de 63 propostas de desenvolvimento de projetos, que resultaram em 50 protótipos inovadores para o SFN.

Saiba mais sobre o LIFT.