Fintechs

Innovation Latam e FDC abrem inscrições para o Selo iImpact para startups

Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as inscrições para o iImpact, selo desenvolvido pela Fundação Dom Cabral em parceria com o Innovation Latam. Em sua segunda edição anual, a iniciativa reconhece startups latino-americanas que estão de fato gerando impacto socioambiental positivo na região.

No ano passado o iImpact teve mais de 500 startups inscritas, distribuídas em 22 países. Ao todo 65 projetos foram reconhecidos pelo impacto gerado a sociedade.

“Além de ganhar visibilidade, as startups terão a oportunidade de se conectarem com mentores, empresas e possíveis investidores. Ao final do processo, as detentoras do selo iImpact poderão participar de um ecossistema mais integrado para serem mais facilmente encontradas”, diz João Pedro Brasileiro, fundador da plataforma Innovation Latam.

O selo permite que startups interessadas em participar do processo de seleção e reconhecimento possam se qualificar e mostrar ao mercado o compromisso em promover soluções que corroborem com as 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A avaliação é feita a partir da metodologia desenvolvida pelo Prof. Dr. Fabian Salum e sua equipe, da Fundação Dom Cabral, que além de estar alinhada com os compromissos definidos pela ONU, busca a comprovação das evidências da contribuição socioambiental gerada pela startup para com a sociedade que recebe direta ou indiretamente o impacto positivo dessa contribuição.

O primeiro passo para as startups obterem o selo iImpact é preencher um questionário qualificatório no site oficial. Na etapa seguinte, são coletadas as evidências de impacto, que serão julgadas por uma banca composta por executivos de grandes empresas e organizações, que atuam na América Latina e em outros países, além de docentes.

Entre as companhias estão Aegea, IBM, Ambev, Grant Thornton, Amazon, Gerdau, MRV Engenharia, Electrolux, Banco Carefour, Grupo A.Yoshii Engenharia, Editora Globo, Grupo Sequoia, Bradesco, Cubo-Itaú, Dow, Roche, Saque-Pague e outras. Dentre as organizações internacionais, destacam-se o ICLEI, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Future Females, Principles for Responsible Investment, ISH Markit for Latin America, dentre outros.