Fintechs

ABStartups começa a captar dados para o mapeamento das startups 2021, em parceria com a BlackRocks

São Paulo, agosto de 2021 – Buscando identificar as startups e os desafios que elas enfrentam, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) inicia seu período de atualização de dados para o ‘Mapa das Startups 2021’. Este ano, a captação das startups acontece em parceria com a com a BlackRocks, é um hub de inovação que promove acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. BlackOut – Mapa das Startups Negras, estudo inédito no ecossistema.

Desde 2019, o estudo da Abstartups tem como foco entender com precisão o cenário atual das startups e dar visibilidade ao setor. Além disso, este ano em parceria com a BlackRocks, que irá lançar um estudo inédito, o BlackOut, eles reforçam a importância de apoiar iniciativas e mapear projetos para a promoção da equidade racial no ecossistema de startups. Serão dois estudos separados, mas uma mesma captação de dados.

O mapeamento busca identificar 5 aspectos nas startups brasileiras: perfil das startups no Brasil, investimentos, diversidade e empregabilidade no setor. Estes dados são úteis para investidores, gestores públicos, jornalistas e grandes corporações que buscam imergir no assunto.

José Muritiba, Diretor Executivo da Abstartups, apresenta otimismo com o início das atividades, já que agora será possível desenhar um panorama completo da crise econômica. Além disso, a parceria inédita com a BlackRocks enriquece o estudo, cria perguntas e incentiva ainda mais todos do ecossistema a contribuírem para mitigar a desigualdade racial. “Participar do Mapa das Startups 2021 é uma oportunidade de ajudar o mercado a compreender e conhecer o nosso setor, assim como mapear a diversidade nas startups é entender onde estão nossas dificuldades em relação à inclusão e assim superá-las”.

Já Maitê Lourenço, CEO e Fundadora da BlackRocks, aponta que há a necessidade de aprofundar informações e dados sobre a população negra no ecossistema de startups, essa parceria é um grande potencializador de ações efetivas para mudança de processos. Queremos através do report gerado após o mapeamento, oportunizar ações e gerar dados para cada vez mais criar ambientes adequados para que a maioria da população brasileira esteja nas mesas de negociações.

Quem tiver interesse em participar do maior mapeamento de dados de startups do país, tem até o dia 19/09 para preencher a pesquisa no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJ4iUH3A-9zlHpnDEQbgKptdjHBDVoBatXgtat70YZi0ajvA/viewform. Os resultados estão previstos para serem divulgados em Novembro de 2021.

Leia também: