Fintechs

As fintechs brasileiras Firgun e HiSofi são finalistas do programa Finance Forward America Latina 2021, da Village Capital

As fintechs brasileiras Firgun e HiSofi estão entre as 12 finalistas do programa Finance Forward America Latina 2021, da Village Capital – empresa de capital de risco que encontra, treina e investe em startups. O programa, que conta com o apoio da MetLife Foundation e da Moody’s, visa incentivar soluções tecnológicas apresentadas em torno de questões de saúde financeira e futuro do trabalho para pequenos e médios negócios, fortemente afetados pela pandemia do novo corona vírus.

A partir de agosto e até novembro, os representantes das fintechs Firgun e HiSofi participarão de oficinas virtuais com conteúdo voltado para auxiliá-las a identificarem marcos iniciais e se prepararem para sua próxima rodada de capital, se relevante, ou grande expansão. Faz parte do projeto o encontro com analistas de investimentos, investidores da América Latina e dos Estados Unidos e parceiros do ecossistema, com o principal objetivo de desenvolver networking e receber orientações de potenciais para escalonar os negócios.

Criada em 2017 a Firgun é uma plataforma de microcrédito que permite o acesso ao crédito por meio de análise inclusiva e treinamento empresarial. Sua missão é criar conexões entre empreendedores, que precisam de capital para investir em seus negócios e pessoas, que estão dispostas a investir para promover impacto positivo no mundo. Sua análise é adaptada a empreendedores de baixa renda e não se restringe a endividamento, garantia, fiador ou origem social. Por meio de uma plataforma de crédito P2P empreendedores qualificados postam seus projetos e podem receber financiamento de investidores ou organizações sociais. Atualmente possui mais de 2 mil investidores ativos na plataforma e trabalha em um programa de auxílio a crédito para pequenos empreendedores afetados pela pandemia do novo corona vírus, com o nome “Fundo Periferia Empreendedora”.

A HiSofi nasceu em 2019 com a missão de capacitar os clientes de crédito a opinarem pela liquidação de dívidas, fornecendo um canal para comunicar suas propostas aos seus credores de forma amigável e segura. Ela oferece às instituições financeiras uma maneira digital e sem estresse de alcançar seus clientes de crédito e cobrar suas dívidas, envolvendo o cliente com uma abordagem positiva e dando-lhe uma voz sobre como deseja saldar as despesas.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a MetLife Foundation é parceira da Village Capital e, desde então, já apoiou os programas de aceleração em saúde financeira de fintechs brasileiras como: Akredito, Monetus, Movva, DinDin e CloQ. Em 2020, se estabeleceu um novo recorde para o financiamento de fintechs na América Latina, com US$ 2,9 bilhões investidos, além de 198 acordos, segundo dados da pesquisa “Review of Tech Investment in Latin America”, da LAVCA, Association for Private Capital Investment in Latin America.

Conheça as 12 startups selecionadas:

• AgroInvesting (Magdalena del Mar, Peru) opera uma plataforma de financiamento digital que torna o crédito mais acessível para os agricultores.

• Akiba (Mexico City, Mexico) oferece empréstimo consignado, salário sob demanda e fundos de poupança para funcionários de baixa renda na América Latina.

• Aptoclick (Mexico City, Mexico) oferece empréstimos com taxas de juros mais baixas para facilitar os pagamentos iniciais e aumentar o acesso à moradia para funcionários de baixa e média renda.

• ContaAyuda (Queretaro, Mexico) usa machine learning para automatizar contabilidade, impostos e finanças para pequenas empresas.

• Creizer (Mexico City, Mexico) fornece financiamento para vendedores regionais on-line por meio de pagamentos personalizáveis ​​com base em suas vendas.

• Ecomm -App (Buenos Aires, Argentina) ajuda os comerciantes online na América Latina a gerenciar seu estoque em tempo real e faturar em segundos.

• FINLOOP (Puebla, Mexico) opera uma plataforma de empréstimo alternativa que aumenta a oferta de concessores de crédito para pessoas físicas e pequenas e médias empresas.

• Firgun (São Paulo, Brasil) opera uma plataforma de microcrédito ponto a ponto para brasileiros de baixa renda, independentemente de sua formação e histórico de crédito.

• Flexio (Mexico City, Mexico) ajuda as pequenas empresas a otimizar a forma como cobram seus clientes por meio de um processo automatizado de ponta a ponta.

• HiSofi (São Paulo, Brasil) permite que os consumidores de crédito decidam como desejam saldar suas dívidas.

• KredFeed (Guadalajara, Mexico) adianta os pagamentos para pequenas empresas que normalmente receberiam pagamentos atrasados.

• VitaWallet (Viña del Mar, Chile) reduz o custo de pagamentos internacionais para latino-americanos, oferecendo preços transparentes e taxas baixas.

Leia também: