Resultados Financeiros

Banco Original reverte prejuízo e registra seu primeiro lucro, de R$ 73 milhões no primeiro semestre   

O Original, banco digital da J&F (que também é dona da carteira digital PicPay) registrou pela primeira vez na vida um balanço no azul: foram R$ 73 milhões no primeiro contábil. Somado a isso, chega à marca de 5 milhões de clientes em sua base. E, depois de se apropriar do domínio openbanking.com.br , se diz totalmente pronto para a nova fase.

Segundo disse em nota enviada à imprensa Alexandre Abreu, presidente do banco, os resultados são fruto da adoção de algumas estratégias da instituição, como a diversificação da oferta de negócios com cinco frentes de atuação, que não dependem exclusivamente do crescimento exagerado da base de clientes – varejo, atacado, não-correntistas, Banking as a Service (BaaS) e empresas.  

“Investimos por anos em APIs baseadas em microsserviços e na estratégia para sermos a melhor opção para o cliente e não cliente. Queremos ainda atrair todas as negociações bancárias para o Original e o Open Finance será um dos caminhos para esse objetivo”, complementa Abreu. “Acreditamos nesse modelo desde o nosso início e, por isso, entramos de forma voluntária na agenda de implementação do Open Finance. Somos o único banco digital na segunda fase e estamos prontos para a terceira. Isso demonstra nosso compromisso com o novo sistema financeiro aberto”. 

Com a implementação do Open Finance, a instituição prevê ainda a possibilidade de conquistar mais clientes, sejam pessoas físicas ou instituições financeiras, por meio das vantagens que o sistema aberto proporcionará. Open Finance desde a sua criação, o Original acredita que, nesse novo cenário, proporcionará mais produtos, serviços e acesso ao crédito, além de ampliar a inclusão financeira e digital. Com informações de qualidade e de alta confiabilidade, o banco poderá oferecer de 20% a 40% a mais de crédito. Por fim, será possível construir ofertas mais personalizadas aos clientes.  

O BaaS do Original roda soluções financeiras para mais de 60 fintechs e instituições parceiras. A partir do Original Hub, instituições financeiras em geral podem usar a prateleira de APIs do Banco Original para oferecer serviços aos clientes, utilizando a infraestrutura do banco. Só no primeiro semestre de 2021, a empresa processou mais de 73 milhões de transações, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre outros. Além disso, de todos os pagamentos de conta processados pela Original Hub, 93% deles são para empresas parceiras que oferecem o serviço a seus clientes.  

Leia também: