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Estudo do Instituto Propague, da Stone, entrega avanço na digitalização da economia no segundo trimestre de 2021

Levantamento do Instituto Propague “Mercado de pagamento em dados – 2T 2021” trouxe novos números, bem objetivos, que comprovam a rápida inserção e adesão de novas tecnologias no setor de pagamentos.

As compras remotas com cartões de crédito cresceram 46,5% no segundo trimestre de 2021 em relação ao período anterior, atingindo a marca de R$ 135 bilhões. As compras por aproximação cresceram 85% no mesmo período, alcançando R$ 34,4 bilhões.

Boa parte desse resultado pode ser atribuída à pandemia, que trouxe preocupações com higiene e desejo de evitar o contato com as maquininhas e vendedores.  No caso do pagamento sem contato, houve um aumento no limite par pagamento sem necessidade de digitar senha, de R$ 100 para R$ 200, em dezembro de 2020 – o que ampliou o universo de pessoas que aderiram ao serviço.

O mercado de pagamentos no Brasil vem sendo caracterizado por uma conversão de meios físicos para meios eletrônicos e digitais através da adesão de novas tecnologias por parte da população brasileira. Com destaque para o uso de cartões por aproximação (contactless), pagamentos com cartão no mundo online, alta e rápida adesão ao PIX e ao uso cada vez maior de Contas de Pagamento, promovido pelo rápido crescimento das fintechs.

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