Fintechs

Mercado Livre e Kaszek fazem IPO da Spac MEKA, criada para levar líderes em tecnologia na AL a abrir seu capital

A MEKA, primeira Spac da plataforma Pioneer criada pelo Mercado Livre e Kaszek, concluiu em 1/10 sua oferta pública (IPO) que levantou US$ 287 milhões, depois de alta demanda pelos títulos, em vários momentos acima da oferta disponível. Agora, as empresas vão começar a prospectar líderes em tecnologia na América Latina para se unirem à MEKA. O ingresso vai facilitar a listagem da empresa parceira na Nasdaq, enquanto garante o endosso dos patrocinadores da MEKA para o desenvolvimento de conhecimento e negócios sob medida, e compartilhando oportunidades com as empresas do portfólio do Mercado Livre e da Kaszek.

O objetivo do Mercado Livre e da Kaszek é colocar a estrutura da SPAC a serviço de empresas digitais líderes na América Latina, a fim de auxiliá-las em suas captações de recursos, expansão de negócios e esforços de governança corporativa. Ao fazer isso, ambas as organizações visam promover um ecossistema digital mais forte na região, que impulsione o crescimento econômico, enquanto gera retornos mais expressivos para os empreendedores, investidores e sócios envolvidos.

“Acreditamos que estamos aperfeiçoando o modelo tradicional de SPAC ao criar uma fórmula ‘ganha-ganha-ganha’ para empresas parceiras, investidores do SPAC e acionistas do Mercado Livre ou parceiros da Kaszek”, diz Pedro Arnt, co-CEO da companhia e CFO do Mercado Livre. A MEKA será a primeira de várias SPACs a serem lançadas sob os termos da Pioneer pelo Mercado Livre e pela Kaszek. “Embora atualmente estejamos totalmente concentrados na execução dessa primeira transação da MEKA até a sua conclusão, acreditamos que podemos lançar futuramente outras SPACs, uma de cada vez, para que a estrutura da Pioneer se torne uma alternativa para transações de IPO na América Latina”, completou.

A MEKA reúne novamente a equipe fundadora do Mercado Livre como seus patrocinadores. Juntos, esses executivos geraram coletivamente mais de US$ 150 bilhões em valor de negócios, seja por meio do Mercado Livre ou por meio da carteira de investimentos da Kaszek Ventures, empresa de capital de risco com mais de 11 unicórnios em seu portfólio.

Hernan Kazah, sócio da Kaszek e co-CEO da MEKA, destaca as condições favoráveis do mercado, que é parte central da tese de investimento da MEKA, chamando atenção para o enorme potencial das empresas da indústria digital latino-americana. “O ecossistema de tecnologia na América Latina está prosperando. Muitas grandes empresas, com fundadores que são referências mundiais, construíram negócios sólidos na última década. Com o mais recente impulso da digitalização, provocado pela pandemia, estão agora preparadas para explorar os benefícios da plataforma da MEKA. E, assim, ter acesso a mercados de capital com o apoio do Mercado Livre e da Kaszek nos principais processos de IPO, acordos comerciais e suporte operacional”, afirma Hernan.

Embora a MEKA espere avançar rapidamente as conversas com potenciais parceiros nos próximos trimestres, é garantido à empresa um prazo de dois anos para finalizar uma composição de negócios com suas empresas-alvo.

O IPO foi subscrito por Bank of America, Goldman Sachs, Allen & Co e J.P. Morgan Chase.

Leia também: