Estudos e Relatórios

Clientes com contas em mais de uma instituição financeira preferem as digitais, diz estudo

No Brasil, clientes com contas em mais de uma instituição preferem fazer suas transações nas digitais. Esta é uma das conclusões do estudo “Transformação Digital na América Latina – 2021”, elaborado pelo fundo de venture capital Atlântico, com base em dados do Guiabolso. A situação mudou do final do ano passado para cá e, segundo o estudo, este é um caminho sem volta.

O avanço tecnológico na América Latina em geral – e no Brasil em particular, com destaque para as fintechs – já vinha acontecendo com o passar dos anos. “Os investimentos de capital, tanto de empresas locais como de companhias de outros países aumentaram com a pandemia da covid-19, que traçou um novo panorama para os países dessa região. Nos próximos anos, devem ser impactados positivamente cada vez mais”, diz o managing partner do Atlantico, Julio Vasconcellos.

O relatório traz ainda dados sobre o valor de mercado das startups da região,que já representa 3,4% do PIB total, e vem aumentando a cada ano. Antes, era 2,3% e 1.,%, em 2020 e 2019, respectivamente.

Esse aumento vem acompanhado dos números e valores dos unicórnios dos países latino-americanos, que tem praticamente dobrado a cada ano que passa. Em 2018, surgiram apenas 4 unicórnios nesta região. Em 2021, o número de novos unicórnios na América Latina já está em 27 no ano.

O valor de mercado dessas empresas também têm aumentado e muito. Em 2018, os unicórnios latino-americanos movimentaram cerca de 1US$ 9 bilhões no ano. Esse número foi crescendo gradativamente com o passar dos anos (35 bilhões em 2019 e 46 bilhões de dólares em 2020), mas teve o seu boom em 2021, alcançando US﹩ 105 bi.

Confira o relatório completo aqui.

Neobanks passam na frente

Fonte: Atlantico VC, com base em dados do Guiabolso; * Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Santander; **Nubank, Inter e Original

Nos EUA, 88% já usam fintechs


A porcentagem de consumidores americanos que usam tecnologia para administrar suas finanças saltou de 58% no ano passado para 88% neste ano, de acordo com uma pesquisa da Plaid. A pesquisa online foi realizada de 6 a 20 de julho de 2021 entre 2.000 adultos norte-americanos.

Na pesquisa Plaid do ano passado, 69% dos entrevistados disseram que a fintech era uma tábua de salvação durante a pandemia. Embora empresas e agências bancárias tenham reaberto desde então, 58% ainda dizem que não podem viver sem tecnologia para administrar suas finanças. Na verdade, entre 80% e 90% dos consumidores de fintech planejam usar essas soluções com a mesma frequência ou com maior frequência daqui para frente.

As soluções fintechs tradicionalmente são as preferidas pelos consumidores mais jovens e mais abastados. Mas novos segmentos de clientes estão crescendo rapidamente: os baby boomers são o segmento de crescimento mais rápido, passando de uma taxa de adoção de 39% para 79% hoje. E impressionantes 96% dos hispano-americanos agora usam fintech, contra 62% no ano passado.

O pagamento digital é o caso de uso mais popular de fintechs, com 70%. Já o uso de ferramentas de economia digital (57%) e investimento online (51%) aumentaram 24% e 18%, respectivamente. Isso se correlaciona com os consumidores citando economias de curto e longo prazo como seus principais desafios financeiros.

Fonte: Insider Inteligence

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