Conteúdo de Marca

Aprenda a deter e diminuir os impactos do ransomware, o mais comum dos ataques cibernéticos

UM CONTEÚDO KASPERSKY

Ransomware são ataques sofisticados, que sequestram e criptografam dados, e exigem dinheiro para devolvê-los.

O sequestro de dados de um negócio exigindo um resgate (em inglês “ransom“) tem se tornado uma forma de ataque cada vez mais comum. Uma pesquisa da Kaspersky mostrou que o volume desse tipo de ameaças aumentou 25% nos últimos três anos. Em 2019, o Breach Investigations Report, estudo realizado pela Verizon, também reafirmou essa informação: “Os ataques de ransomware têm se tornado tão comuns que já não chamam a atenção da mídia especializada, a menos de que aconteçam com empresas do alto escalão”.

Essa estranha familiaridade pode fazer com que as pessoas deixem de se preocupar com eles, mas, na verdade, este é o momento ideal para que você comece a se planejar e pensar o que sua empresa pode fazer para prevenir e lidar com esse tipo de ataque tão comum.

Descubra como reduzir as chances de que isso aconteça com o seu negócio.

1. Tenha as ferramentas certas para entender as vulnerabilidades 

Seu departamento de segurança de TI precisa de ferramentas para investigar o que aconteceu em cada ataque e que partes da infraestrutura precisam ser atualizadas ou substituídas. Será que você não está executando um app ou ponto de acesso solto? Você tem pontos de rede abertos e não-monitorados? Os acessos escalonados a conteúdos restritos estão sendo monitorados?

Entender e verificar as raízes de problemas significa saber sua postura de defesa, ou seja, o status de segurança da sua rede e dos seus dados, e a capacidade que você tem de defendê-los, reagir a qualquer tipo de mudanças e monitorar sua resposta a incidentes.

2. Fique atento ao patching e às atualizações

Invasores hoje em dia vasculham a internet procurando por servidores e aplicativos desatualizados. Com isso, muitos ataques de ransomware acontecem rapidamente, apenas dias depois de que essas vulnerabilidades sejam detectadas pelos criminosos.

Atrasos são convites a invasões. Por isso, para evitar ataques, assegure que seus programas de patching cubram todos os endpoints, tanto os físicos quanto aqueles na nuvem.

3. Teste regularmente seus procedimentos de recuperação e resposta 

Faça o backup de dados essenciais e assegure que esses backups estejam intactos e sejam recuperáveis. Pratique os procedimentos de recuperação e desenvolva uma ordem correta para restabelecer os dados em caso de problemas e invasões. Identifique seus arquivos mais valiosos e garanta que eles estejam resguardados. E revise regularmente esta lista para ter certeza de que não esqueceu de nada.

Backups de dados e procedimentos de recuperação devem ser o ponto de partida para qualquer plano de resposta emergencial. Esse plano deve incluir exercícios e treinamentos regulares e programados, tanto de “table top” (reuniões organizadas onde cada um cumpre um papel assinalado) até a resolução de problemas organizacionais e a simulação de ataques. Tudo isso pode ser utilizado para encontrar elos fracos e obstáculos que possam bloquear a volta da infraestrutura ao ar.

Além de tudo, seu plano de resposta também deve considerar um seguro digital para te proteger em casos de vazamento. Pesquise com cuidado as opções para saber qual é a cobertura ideal para o seu negócio.

4. Melhore seu programa de segurança e a média de segurança das suas senhas 

Senhas fracas foram a causa de cerca de um terço de todos as tentativas de ransomware em 2019.  Realizar treinamentos regulares sobre cibersegurança é a melhor maneira de ajudar os usuários a melhorar a intensidade das suas senhas. Instale um gerenciador de senhas para toda a empresa ou uma ferramenta de verificação pessoal e ponha no ar um sistema de autenticação de múltiplos fatores (MFA) para usuários que lidem com dados privados e tarefas relacionadas a dinheiro. 

Leia também:
Aprenda a deter e diminuir os impactos do ransomware, o mais comum dos ataques cibernéticos;
“Na nova lógica financeira, bancos não são só bancos e empresas também podem ser bancos”;
– Economia da atenção: bancos digitais precisam engajar o usuário para “vender” sua marca – Gueitiro Genso.