Empreendedoras

Mulheres lançam manifesto reivindicando seu espaço e valorizando seu papel no mundo da tecnologia

“Trouxemos nossa efígie robusta e tradicional, símbolo de um plano real, concreto, e economicamente revolucionário; mas que ainda nos olhava de lado, um pouco alheia ao redor… E decidimos encará-la de frente, olho no olho. Aqui a dama do real nos enxerga sem medo, mais arrojada, posicionada em um novo ângulo, com anseio de mostrar a atual perspectiva do país.”

A frase, de Beatriz Melges, da Talle, explica o conceito do projeto e a escolha do símbolo que ilustra a capa do livro BRASIL FINTECH, que é o pontapé inicial de uma iniciativa do mesmo nome criada por três mulheres: Jihane Halabi (Halabi e Chang Advogados), Mareska Tiveron (Zoop) e Bianca Lopes (Talle). O livro foi escrito por elas e outras 27 mulheres envolvidas no ecossistema das fintechs, e será lançado em 2/12 com um evento de apresentação em São Paulo.

Leia a seguir trechos do manifesto do BRASIL FINTECH:

“Estamos vivendo uma onda de mudanças regulatórias, estruturais e comportamentais que vem transformando o nosso país. Investimentos e estimativas recentes tornam indiscutível a relevância que o Brasil vem ocupando no retrato mundial do ecossistema Fintech. Mas, quem controla essa narrativa?

O Brasil Fintech vem para contar essa história: uma evolução econômica e uma força chamada nação Fintech.

Acreditamos em um diálogo aberto que utiliza a educação e se compromete em trazer diversidade e humanidade em sua concepção, criando uma consciência coletiva da responsabilidade e impacto que o mercado financeiro tem em nossa sociedade.

Quem Somos?

Um trio que se uniu com a missão de mudar a percepção e oportunidade para uma nação Fintech.

Estamos comprometidas a trazer para nossa comunidade olhares que são referências, com perspectivas locais e atuantes desse efervescente mercado.

Buscamos de forma positiva e pragmática criar um espaço, mais do que necessário, para que as agentes desta transformação ocupem seus devidos lugares e, juntas, possamos construir novos modelos de negócios.

Apenas o começo

Acreditamos que esse projeto seja apenas o nosso começo. Um veículo de uma mudança necessária e latente, presente na indústria financeira e tecnológica.

Já nascemos diversos, em meio de trinta autoras e suas distintas perspectivas, demonstrando a amplitude que verdadeiramente é a oportunidade Fintech para o Brasil.

O que você pode esperar do Brasil Fintech?

Começamos com um livro, pois tudo na vida tem um começo. E nada mais propício do que começar a documentar estes acontecimentos através de sua história!

Nossa primeira obra foi construída com muita dedicação, tempo e paixão.

Nossas autoras, um grupo de profissionais extremamente qualificadas, escolhidas a dedo, se uniram alinhadas na responsabilidade de equipar novas gerações e despertar interesse no potencial da nossa nação.

Nosso projeto vem criando conexões e oportunidades, como a história conectada que vivemos nessa evolução da tecnologia em tudo que nos cerca. E acreditamos que estamos apenas no começo dessa jornada.

Oferecemos uma visão consolidada sobre o terreno fértil para diversos públicos, desde potenciais investidores nacionais e internacionais, a incumbentes, bancos digitais, fintechs, órgãos reguladores e desafiadores do atual sistema.

O livro foi construído para sedimentar uma base de conhecimento compartilhado de um retrato macroeconômico e social, seguido pelos seus highlights regulatórios que hoje ainda definem e expandem o mandato do mercado financeiro, de pagamentos, varejo e muito mais.

Como você pode imaginar, daria para escrever uma grande enciclopédia com a missão de cobrir todos os tópicos. Buscamos então, construir uma obra conectada, ainda que trazendo perspectivas por vezes antagônicas, para retratar o presente em áreas de atuação já avançadas como Banking as a Service, Cross Boarder, Bancos Digitais, e trazer temas de um futuro e suas provocações, que não tão distante, se veem presentes e com grande foco e desenvolvimento; como Identidade Digital, Moedas Digitais e a descentralização.

Com intuito de trazer uma abordagem diferente, com valores humanizados e focados em impacto, buscamos parceiros e apoiadores que estão investidos a longo prazo nessa constante evolução e busca de propósito do mercado financeiro.”

Leia também: