Fintechs

Fintech Akintec vence o 1º ciclo de aceleração do BanriTech; Polen e Iupay ficaram em 2º e 3º lugares

A vencedora do 1º ciclo de aceleração do BanriTech é a fintech Akintec, de São Paulo. A startup transforma comércios em agências bancárias e pessoas em personal bankers.

BanriTech é uma iniciativa da Banrisul e da Tecnopuc, do Rio Grande do Sul.

A segunda colocada foi a Polen, do Paraná, um backoffice social que descomplica ações corporativas de impacto, ao engajar clientes com ações filantrópicas de forma simples.

Em terceiro lugar, foi escolhida a Iupay, também de São Paulo, um hub de cobranças bancárias que oferece serviços de agregação, organização e pagamentos de contas mensais. As campeãs foram selecionadas entre dez empresas finalistas de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, durante o BanriTech Pitch Day, realizado na tarde desta sexta-feira (26). 

As vencedoras vão participar de eventos de inovação dentro e fora do país. O BanriTech Pitch Day também fez parte da programação da Pitch Week, evento realizado pelo Tecnopuc, com startups, empresas, investidores e empreendedores. 

Fizeram parte da banca avaliadora, na sede do BanriTech em Porto Alegre, o vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, o Gestor de Relacionamento e Negócios da PUCRS, Leandro Pompermayer, a Head de Startups do Instituto Caldeira, Débora Chagas, o coordenador executivo do TecnoUCS, Enor Tenolli, e o secretário-adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Jorge Luis Tonetto. Também estiveram presentes os diretores do banco Jorge Krug, Claíse Rauber e Marivânia Fontana, e executivos da instituição.

O primeiro ciclo de aceleração do BanriTech teve 78 inscrições em edital, que selecionou 30 startups de todo o Brasil para participarem do processo. Das 28 empresas que concluíram o ciclo, 10 foram selecionadas para a final.  Em videoconferência, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, destacou que o BanriTech é uma iniciativa que aproxima o Banrisul da sua comunidade, cumprindo com o compromisso fiel de participar ativamente no desenvolvimento social e econômico, inserido em um hub de inovação. 

“Foi uma iniciativa que começou de forma virtual e avançou para uma sede física, inaugurada em setembro como um espaço de coworking para startups e colaboradores, permitindo encontros, troca de conhecimento, parcerias e soluções que atendam a sociedade. Ao longo do ciclo, houveram mentorias e atividades de network, além da aproximação entre investidores e aceleradoras. Cumprimos a missão”, avalia Coutinho. 

Leia também: