Fintechs

inovabra habitat, do Bradesco, encerra o ano com 79 empresas e 206 startups parceiras, incluindo dois unicórnios – um é a Clara

O inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco, encerra o ano de 2021 com 79 corporações e 206 startups, incluindo dois novos unicórnios – a fintech Clara e a Semantix.

A Clara, fintech de cartões de crédito para empresas e gestão de despesas corporativas, atingiu o posto de unicórnio mais rápido da história da América Latina. A Clara escolheu o inovabra habitat para abrir seu primeiro escritório no Brasil em 2021.

Segundo o banco, desde que foi criado, em 2018, mais de 500 contratos já foram firmados entre empresas e startups integrantes do espaço. O próprio Bradesco, por exemplo, firmou contrato com novas startups de diferentes setores em 2021 (uma delas a fintech Smartbrain) e está em fase de experimentação com 23 outras. são as mais novas parceiras do Bradesco.

A SmartBrain, plataforma de controle de investimentos e gestão patrimonial, é parceira do banco para operar na consolidação de patrimônio dos clientes de alta renda. Dessa forma, o banco consegue adicionar valor numa nova perspectiva de seu processo de assessoria e gestão patrimonial. Baseada nas reais necessidades de famílias clientes que buscam administrar seu patrimônio além dos ativos financeiros, o Bradesco inicia o atendimento a um público seleto num conceito de Family Office e pretende expandir o serviço com a ferramenta em uma segunda etapa.

“Trabalhamos continuamente no intuito de gerar conexões e aprendizados para os nossos membros, o que inclui não somente o Bradesco, mas também outras corporações e startups. Presenciar movimentações como essas, principalmente em um ano tão desafiador, nos deixa entusiasmados e mostra que estamos no caminho certo”, diz a head do inovabra habitat, Renata Petrovic.

Em 2021, pelo menos 70 empresas, entre startups e corporações, passaram a integrar o book de soluções do habitat, somando mais de 280 habitantes. Além dessas, outras 10 mil startups fazem parte do ecossistema, incluindo as cadastradas na plataforma digital do inovabra, o hub, e aquelas pertencentes aos centros parceiros: Acate, Artemisia, Gyntec Hospital de Amor, Hotmilk, Nexus, Porto Digital e 100 Open Startups. O ambiente de inovação colaborativa conta ainda com parcerias de quatro empresas de tecnologia e seus respectivos programas de benefícios para startups: Microsoft for Startups, Startup with IBM, Google Cloud for Startups e Huawei.