Fintechs

BB relança programa de CVC com dois fundos sob gestão da MSW e da VOX; foco são fintechs, ESG, agtechs e govtechs

O Banco do Brasil estruturou dois novos fundos de investimento proprietário, com as gestoras MSW Capital e Vox Capital. Os fundos farão parte de seu programa de corporate venture capital (CVC) e vão espelhar a tese de investimento em CVC do BB.

“O BB enxerga um grande potencial com essa iniciativa, pois as startups oferecem um modelo de negócio centrado no cliente e com soluções inovadoras. Estar próximo delas é uma forma de trocar experiências, aprendizados, incorporar novas tecnologias e aumentar a competitividade. Alinhado a isso, a oportunidade de investir em startups de impacto gera ainda mais valor, não só para o BB, como também para a sociedade e todo o ecossistema”, afirma Pedro Bramont, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil.

A MSW Capital é uma gestora reconhecida por lançar no Brasil o modelo multi-corporate venture capital, que potencializa a relação entre corporações e startups. Em seu portfólio, a MSW tem startups de diversos segmentos, ou seja, experiência vasta e diversificada.

Já o fundo com a VOX Capital tem foco em Impacto e ASG. Eleita oito vezes entre os 50 melhores gestores de investimento de impacto do mundo, tem em seu portfólio investimentos em negócios como diversidade e inclusão, desenvolvimento do potencial humano, maximização da qualidade de vida e bem-estar, inclusão financeira e proteção ambiental.

O programa de corporate venture capital do Banco do Brasil investe agtechs, experiência do cliente, fintechs e govtechs; seu foco é nos estágios seed e Série A, com produtos testados e clientes; e em parcerias com gestores de venture capital, startups) e aceleradoras.

No primeiro semestre de 2021, o BB já havia feito aporte em três outros fundos de venture capital – o Journey IV, gerido pela Astella Investimentos; AG Ventures II, gerido pela SP Ventures; e o fundo Indicator 2 IoT, da gerido pela Indicator Capital.