Opinião

A chegada do 5G e sua relação com o universo das fintechs - Marco Neuwiem/Dank Bank

Marco Neuwiem*

Na era da transformação digital, a chegada da tecnologia 5G deve provocar grandes mudanças nos modelos de negócios de muitas empresas. Até mesmo companhias baseadas, essencialmente, no digital, com mindset voltado à inovação, como as fintechs, devem ser impactadas pelo avanço desta tecnologia no ambiente de trabalho. Evidentemente, o uso do 5G no espaço corporativo ainda gera muitas dúvidas, principalmente quanto a sua efetividade. 

No entanto, a operação em um novo modelo de Internet, em que a transmissão de dados móveis ocorre de maneira mais rápida que no padrão anterior, com baixa latência e alta confiabilidade, deve também abrir novas possibilidades de desenvolvimento tecnológicos, gerando, assim, outras oportunidades de negócios. No mercado de fintechs, são muitas as vantagens evidenciadas, dentre elas a ampliação da cobertura da rede de dados móveis e maior velocidade de tráfego, o que permitirá uma interação mais fluída entre os usuários e os sistemas bancários. 

Experiência do cliente deve ser aperfeiçoada com 5G

O cenário de grandes transformações e a intensa competitividade no mercado exige uma atuação dinâmica das empresas. Neste sentido, é necessário realizar investimentos contínuos em várias frentes de trabalho, como na melhoria de produtos, personalização e marketing. Todavia, outra área que demanda atenção das empresas é a experiência dos clientes. Logo, é importante destacar que o surgimento das fintechs promoveu uma grande revolução na forma como as instituições bancárias se relacionavam com os usuários. 

Com o avanço do 5G, as fintechs terão à disposição novos recursos e possibilidades de desenvolvimento de produtos e serviços para tornar a experiência do cliente ainda mais satisfatória, agregando valor e reforçando o compromisso das empresas com um atendimento mais efetivo. A alta frequência da conexão, bem como sua natural expansão para regiões ainda sem acesso à Internet, permitirá às fintechs chegarem a mais pessoas, mas, principalmente, investirem em outras frentes, como jornada digital, segurança e redução de tempo. Tais avanços permitirão as fintechs seguirem como referência em inovação e desburocratização do segmento bancário.

Comunicação mais rápida e desenvolvimento contínuo

A alta latência do 5G possibilitará que as fintechs potencializem a comunicação organizacional em diversos aspectos. Além dos conhecidos chatbots, que poderão ser otimizados – e, por consequência, realizarão o atendimento de forma mais assertiva –, é possível também desenvolver outros formatos de comunicação por meio da tecnologia, a exemplo da Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Outra vantagem da conexão 5G está relacionada à segurança dos dados dos clientes. Com maior potência do que o modelo de Internet anterior, a comunicação entre os departamentos, assim como das informações financeiras dos clientes, será mais ágil e segura. Em suma, é possível gerir de forma mais confiável os dados dos clientes, agregando maior segurança às transações financeiras e reduzindo o risco de fraudes. 

Não restam dúvidas de que o avanço do 5G trará contribuições importantes para o universo das fintechs. Para além das melhorias nos serviços ofertados e possibilidade de crescimento, o segmento tem neste modelo de conexão um incentivo importante ao desenvolvimento de novos produtos para seus clientes. Dessa forma, além de seguirem na vanguarda da inovação no setor bancário, as empresas podem explorar outras fontes de negócios criadas ou aperfeiçoadas a partir da conexão 5G. 

Assim, a chegada do 5G representa uma grande oportunidade para as fintechs, que têm na tecnologia uma aliada imprescindível para seguirem desburocratizando o setor bancário, oferecendo aos usuários serviços customizados, em que a experiência do cliente e a autonomia na gestão financeira são pontos essenciais. Por isso, a preparação para a adoção desse modelo de conexão no ambiente interno, assim como por parte do público, se mostra fundamental às empresas de diferentes segmentos. 

* CTO no Dank! Bank